Como escolher uma cor de cabelo que combina com você?
Dr. Agostinho Roque de Aguiar
• 7 min de leitura
Cabelo bonito depende de ter o corte e a cor perfeitos. Muitas pessoas dedicam seu tempo para aprender a cortar e pentear seus cabelos, mas cometem o erro de apenas pegar a primeira caixa de tinta de cabelo que gostam. Se você quer que seu cabelo realmente se destaque, é importante escolher a cor de cabelo que fica melhor em você.
Seu rosto parece cansado e abatido, com bolsas descoloridas sob os olhos? A sua pele parece pouco saudável, estranhamente avermelhada ou amarelada? Qual a cor das veias de seus braços?
Acredite ou não, todas essas questões são relevantes quando você está tentando escolher a cor de cabelo certa. Aqui estão algumas dicas se você quiser aprender como escolher uma cor de cabelo:
O objetivo fundamental: não tentar combinar... Tentar complementar. Por exemplo, se sua pele tem uma coloração avermelhada, não pinte o cabelo de vermelho. Em vez disso, adicione uma cor que suavize o vermelho em seu rosto. Se sua pele tem um tom amarelado que você considera desagradável, seu remédio não será adicionar mais tom amarelo ou dourado ao seu cabelo, mas sim suavizar a tez amarela e trazer outros tons para o primeiro plano, adicionando uma cor complementar mais rica ao seu cabelo. A boa notícia: existem tantas cores de cabelo que complementam cada tom de pele.
Compleição da pele: fria versus quente. Podemos todos ter sangue quente (ou quase todos nós), mas isso não significa que a tez de nossa pele seja quente. Não, muitas vezes somos divididos em dois campos - frio e quente. Alguns dizem que é prata e ouro, mas, no que nos diz respeito, esse tipo de conversa pode esperar até que a temporada de festas volte. Por enquanto, vamos nos limitar a esfriar e aquecer.
O que essa distinção significa para a escolha da cor do seu cabelo? Bastante, no fim das contas! Muito poucas pessoas querem parecer um cadáver ou alguém que sofre de escarlatina. Preste atenção aos tons de sua pele, olhos e cabelo!
Você tem pele pálida ou pálida com um tom rosado ao redor das bochechas? Você está simplesmente pálido, sem nenhum subtom reconhecível? Sua pele tem uma tez morena (isso incluiria muitos descendentes de asiáticos ou hispânicos) ou é de um tom marrom escuro? Algumas pessoas têm tons frios de azulado ou avermelhado sob os olhos, e outras têm pele pálida que quase parece levemente translúcida. Se alguma dessas coisas descreve você, a cor da sua pele é provavelmente fria.
A pele quente inclui tons de pele de pêssego pálido, marrom com tons suaves de rosa ou ouro, ouro quente e tons de amarelo e pele com muitas sardas ou rubor rosado.
Se você já experimentou se vestir com uma camisa branca, de pé à luz do dia e olhando no espelho na tentativa de descobrir se está com calor ou frio, e ainda não descobriu, aqui está um truque inteligente. Basta olhar para o seu braço - especificamente, as veias do seu braço. Eles parecem mais azuis que verdes ou mais verdes que azuis? Se eles parecem verdes, você provavelmente tem uma pele quente. Azul significa que sua pele está mais para o lado frio.
Esta é outra maneira de determinar a temperatura da sua pele: observe a cor natural do seu cabelo. Pode ser tão simples quanto cinza sal e pimenta versus cinza amarelado. Ambos são muito comuns, mas o picante indica frescor, enquanto o amarelo indica calor. O seu cabelo é castanho com uma tonalidade avermelhada ou castanho com reflexos dourados? Ambos são escuros, mas queremos que você preste atenção a esses tons, para que possa escolher uma cor de cabelo que complemente sua tez. O marrom com tons dourados sugere que sua pele é fria.
Cor dos olhos. Pergunte a qualquer um quais são as primeiras características faciais que eles notam. Mais do que provavelmente, são os olhos, o cabelo ou o sorriso. E como nem sempre sorrimos, é melhor fazermos o que pudermos para deixar os outros dois tão lindos quanto possível!
Vamos conversar sobre os olhos por um momento, já que a cor dos olhos também pode ajudá-lo a determinar onde colocar sua pele no termômetro quente / frio. Você não gostaria que a cor do seu cabelo tornasse seus olhos menos atraentes e bonitos, não é? Se seus olhos são verdes, castanhos-dourados ou castanhos sem manchas de nada além de castanhos ou dourados, é provável que sua tez seja quente. Cinza e azul, não surpreendentemente, bem como marrom escuro e preto, podem colocá-lo no lado frio do espectro. Se seus olhos são castanhos, mas estão salpicados com qualquer uma das cores frias mencionadas acima, como cinza, opere supondo que você seja, de fato, fresco... Papai-o.
As generalizações. Algumas idéias para escolher a cor do seu cabelo: pessoas quentes geralmente são mais adequadas para cores douradas, castanhas e vermelhas. Se você tentar tingir o cabelo de preto ou loiro claro, ficará bastante desapontado com o resultado. Ricos reflexos dourados costumam ser uma escolha atraente entre pessoas de pele quente.
Se sua pele é mais fria, então opte por cores de cabelo que irão complementar sua pele fria, dando-lhe uma aparência mais quente. Tons acinzentados de marrom, em vez de marrom-avermelhado, são potencialmente sua melhor aposta. A coloração de cabelo preta às vezes é uma boa opção, assim como as cores de cabelo verdadeiramente claras, como os loiros mais claros. E as tinturas de cabelo mais brilhantes e brilhantes costumam ter mais sucesso entre as pessoas descoladas. Lembre-se disso ao escolher a cor do cabelo.
Agora, para as nuances. Tendo restringido as opções de coloração com base em tez natural de frio e quente, é hora de lembrar a regra fundamental da coloração do cabelo - complemente sua tez. Considere quais opções naquela piscina menor se adequariam melhor à sua tez única; nem todos os aquece ou esfria são iguais! Se sua pele é quente com tons de amarelo, você não deve adicionar aqueles reflexos dourados que mencionamos. Em vez disso, concentre-se em adicionar cores mais ricas ao cabelo e considere algumas mechas vermelhas; ao fazer isso, você reduzirá e suavizará o tom amarelo em seu rosto.
Ou digamos que você tenha uma pele fria com um leve tom azulado. Mesmo que as pessoas descoladas consigam se safar com algumas das cores de cabelo mais brilhantes e selvagens, o azul não é uma dessas cores para você, a menos que você queira aquele visual de congelador. Se o seu objetivo é suavizar a pele fria, em vez de enfatizar o frescor, considere alguns castanhos escuros e leves tons dourados em seu cabelo.
Observe como as cores que suavizam e realçam sua tez facial também podem fazer seus olhos se destacarem mais? Você aquece as pessoas com olhos castanhos dourados - dependendo do seu tom de pele único, tons de cabelo dourados podem complementar a tez da sua pele e trazer o ouro direto para seus olhos.
Em caso de dúvida, não faça uma mudança radical. Você pode minimizar possíveis resultados ruins colorindo apenas alguns tons mais claros ou mais escuros do que sua cor original. Você também pode brincar com tudo, desde a cor do cabelo preto até a cor do cabelo loiro morango, contanto que escolha uma cor de cabelo temporária - guarde as principais decisões de coloração de cabelo até que esteja pronto para a cor do cabelo permanente!
Consulte um profissional. Cansado de se olhar no espelho tentando descobrir se os tons de sua pele são rosa ou pêssego? Está tendo dificuldade em examinar as veias dos braços para determinar se sua pele está fria ou quente? Se você não se sentir à vontade para escolher uma cor de cabelo, consulte um profissional de salão ou esteticista. Um profissional pode dar uma olhada em sua pele, cor de olhos e cabelo natural e dizer quais cores de cabelo complementariam, em vez de exacerbar, seus tons.
Cuidado:
Ir de um cabelo totalmente preto a um loiro extremo é impossível sem torturar seus preciosos cabelos.