Quando você é ferido, as células da pele e as células do tecido conjuntivo chamadas fibroblastos começam a se multiplicar para reparar o rasgo causado pelo ferimento. As células do tecido conjuntivo formarão uma estrutura, que as células da pele podem preencher para cobrir o rasgo. Deve haver um equilíbrio entre a velocidade de multiplicação das células da pele e dos fibroblastos. Se os fibroblastos se replicam mais rapidamente do que as células da pele, estas terão dificuldade em penetrar na densa rede de fibroblastos que resultará em uma cicatriz espessa. Se as células da pele crescem, replicam-se mais rápido do que os fibroblastos, sua pele terá uma cicatriz mais fina ou nenhuma cicatriz. Cicatrizes espessas causam deformidades em uma pele bonita e podem deixar uma pessoa muito constrangida. Abaixo estão algumas dicas sobre como remover cicatrizes espessas.
Cicatrizes espessas são mais difíceis de remover do que cicatrizes comuns. A prevenção precoce da formação de cicatriz espessa é necessária para minimizar a formação de fibroblastos. Se você tem tendência a ter cicatrizes espessas ao se ferir, aplique um adesivo de tratamento à base de silicone sobre a cicatriz.
Peça a um dermatologista profissional para examinar suas cicatrizes e perguntar se você pode receber uma receita de um creme de corticosteróide. Este preparo é muito eficaz em minimizar o tamanho de cicatrizes espessas e também em desbotar a descoloração da pele. Siga as instruções para o uso de produtos corticosteróides, pois isso causa o adelgaçamento da pele.
As injeções de cortisona podem ajudar a reduzir significativamente algumas cicatrizes espessas. Consulte um dermatologista profissional se esse tipo de tratamento será benéfico para o seu tipo de pele. Somente um médico ou um dermatologista licenciado pode administrar injeções de cortisona.
Tratamentos a laser também estão sendo usados agora para reduzir o aparecimento de cicatrizes espessas. Os tratamentos a laser não apenas removem a maior parte dos tecidos da cicatriz, mas também podem prevenir a recorrência das cicatrizes após o término do tratamento, em comparação com os procedimentos de revisão de cicatrizes, que tendem a criar mais cicatrizes no local da cirurgia se a pessoa tem tendência a desenvolver quelóides.
Alguns dermatologistas podem recomendar a crioterapia para remover cicatrizes espessas em conjunto com injeções de corticosteroides. O processo envolve o congelamento do tecido para que morra e seja gradualmente removido da pele. A crioterapia pode deixar a pele ao redor muito mais clara, portanto, é adequada apenas para pessoas com pele clara ou clara.
Existem também alguns remédios caseiros que você pode usar para reduzir o tamanho da cicatriz espessa. Com a aplicação contínua, a maioria das cicatrizes espessas desaparecerá com o tempo. Você pode massagear levemente o tecido cicatricial com azeite de oliva por cerca de dois minutos várias vezes ao dia. Você também pode usar o óleo da árvore do chá ou furar uma cápsula de gel suave de vitamina E e aplicar uma gota sobre o tecido da cicatriz. Você também pode esfregar o tecido da cicatriz com aloe vera fresco ou misturar suco de aloe vera com óleo de vitamina E. Faça uma pasta com a polpa do pepino e aplique diretamente na cicatriz. Os melhores resultados podem ser obtidos quando você deixa a pasta de pepino ligada durante a noite.
Seu corpo precisa de quantidades adequadas de proteínas, vitaminas A, C e E, bem como selênio e zinco para promover o crescimento saudável das células da pele para uma cicatrização mais rápida com menos cicatrizes. Certifique-se de que sua dieta é rica em todas as vitaminas, minerais e todos os nutrientes de que você precisa diariamente. Lembre-se de que o corpo não consegue absorver algumas das proteínas que você ingere, portanto, pode ser necessário tomar alguns suplementos para suprir suas necessidades diárias.