A bela e valiosa pedra preciosa água-marinha leva seu nome do termo latino que significa água do mar. Caracterizada por uma cor azul claro ou turquesa que lembra as águas do oceano em um dia ensolarado, a água-marinha é extraída da Rússia, Sri Lanka e Brasil e já foi descoberta na Europa, no Colorado e Wyoming.
Além de simbolizar o melhor presente que um casal pode receber no aniversário de 19 anos de casamento, a água-marinha também é procurada como a pedra do nascimento dos nascidos durante o mês de março. Existem superstições e tradições associadas à água-marinha, que é homenageada como a favorita do deus do mar Netuno. Os marinheiros costumam usar essa joia em alto mar, como proteção contra tempestades e outros perigos náuticos.
Superfície extremamente dura
Membro da família dos minerais berilo, a água-marinha tem uma superfície extremamente dura, o que a torna uma grande joia para uso em joias que variam de anéis e pingentes a pulseiras. Muitos preferem dar um presente de água-marinha a um ente querido, especialmente a um cônjuge ou parceiro romântico, por causa de sua associação com segurança e proteção.
Ao comprar uma água-marinha, pergunte ao seu joalheiro se a pedra foi tratada quimicamente ou alterada de alguma forma com irradiação, calor ou tinturas; esses procedimentos podem alterar dramaticamente o valor da pedra. Embora as pedras de água-marinha azul-escura sejam as mais procuradas e caras, muitos compradores preferem selecionar sua água-marinha com base nas preferências pessoais de cor, já que essas pedras podem variar em cores do azul turquesa claro ao azul esverdeado. As pedras que exibem uma tonalidade verde são as menos desejáveis e as menos caras.
Pedra perfeitamente cortada apresenta facetas
Verifique se a pedra em questão apresenta falhas ou inclusões, que podem não ser visíveis a olho nu devido ao fato de que a maioria das gemas de água-marinha apresenta uma cor clara que pode mascarar imperfeições. O corte de uma água-marinha é certamente um fator determinante de seu valor. Uma pedra perfeitamente lapidada apresenta facetas uniformes e simétricas, permitindo que o brilho da cor da pedra realmente brilhe. Não importa em que direção você vire uma água-marinha perfeitamente cortada ou de que ângulo ela seja vista, deve haver um brilho colorido evidente, a marca de uma pedra valiosa.
Cor e clareza são as características mais importantes para julgar uma água-marinha, seguidas do tamanho. Se você descobrir uma água-marinha muito grande de mais de 10 quilates com cor azul intensa, você descobriu um achado muito raro, pois pedras maiores não estão disponíveis e a cor das pedras maiores tende a ser mais pálida do que intensa.