O fio de memória é um fio fino de aço inoxidável temperado. Não é corrosivo e resiste ao embaciamento. É um tipo de liga com memória de forma, semelhante ao fio inteligente e ao fio muscular. Ligas com memória de forma podem ser usadas em muitos campos diferentes. Pode ser usado em odontologia como aparelho dentário. Ele também é usado em armações de óculos contendo titânio em optometria. Na área aeronáutica, é utilizado em Chevrons de Geometria Variável. Essas divisas reduzem o ruído do motor proveniente dos motores de aeronaves.
Assim como o náilon ou o cânhamo, os fios de memória podem ser usados para fazer acessórios como pulseiras de arame, anéis e colares. É rotulado de "memória" porque se lembra de sua forma e permanece nessa figura, a menos que seja sobrecarregado ou deformado pelo calor. Este material é muito fácil de usar e vem em diferentes tamanhos - pulseiras, anéis e tamanhos de colar.
Fio de memória
Para fazer um colar usando fio de memória, você também precisará das seguintes ferramentas de cordão:
Fita métrica ou bandeja de contas que pode ser usada para medir
Pelo menos 3 designs de cordão ou espaçadores diferentes
Uma ferramenta de corte de arame
Alicate de bico redondo
Basta seguir estas etapas para criar um colar de arame de memória:
Meça a circunferência do seu pescoço. Tente visualizar o quão apertado você quer que seu colar fique. Ao fazer isso, faça concessões de cerca de cinco centímetros, caso o colar fique muito apertado. É mais fácil cortar do fio do que adicionar mais tarde.
Corte um pedaço de fio de memória de acordo com o comprimento desejado a ser alcançado. Usando um alicate de bico redondo, crie um pequeno laço desembrulhado em uma das pontas do fio. Isso é feito para evitar arranhões na pele que podem ser causados pelo fio de memória.
Organize suas contas em vários padrões para determinar qual desenho ficará melhor no fio. Você pode usar uma placa de contas para estabelecer facilmente um projeto antes de amarrar. Ao usar contas de formato irregular, use aquelas que têm bordas lisas e sem pontas afiadas. Às vezes, existem contas com orifícios que são grandes demais para o fio. Será conveniente prender o fio com fita para que as contas não caiam.
Por último, faça outro laço desembrulhado na borda superior da extremidade aberta do fio. Tente terminar com contas iguais em cada extremidade. Isso completa o colar de fios de memória.
O fio de memória é difícil de cortar. É aconselhável usar cortadores afiados. A medição também é importante. Para medições gerais, faça cerca de 41 centímetros. Para uma medição mais precisa, é melhor basear as medidas de acordo com a pessoa que usará o colar.
Um colar de arame de memória é fácil de fazer, mas é muito durável e prático. É versátil - pode ser usado a qualquer momento. Também pode ser muito original por causa de seus designs personalizados. Fazer colares de fios de memória pode ser um hobby ou também um negócio para algumas pessoas. De qualquer forma, há prazer em fazer um, especialmente para aqueles que amam artes e design.