Um kilt, uma saia embrulhada escocesa, a metade do avental frontal tem dois painéis sobrepostos e a parte de trás com muitas pregas, é feito essencialmente com cerca de nove metros de tecido tartan. Um verdadeiro saiote feito à mão é bastante caro e, muitas vezes, um investimento para a vida toda.
Prega em polegadas aparecendo
Para começar a fazer um kilt, é preciso avaliar o comprimento do material necessário. Uma única prega contém a largura de um "decote" completo, com uma prega regular de uma polegada aparecendo. Se o tamanho do conjunto for 20 centímetros, uma prega precisaria de 23 centímetros de tecido. Assim, por exemplo, quatro metros de tartan de largura dupla seriam necessários para um saiote com a medida do quadril de 107 centímetros. Os kilts de crianças ou dançarinos precisam de menos material.
Para o processo real de fazer um kilt, as medidas do quadril e da cintura estabelecem a quantidade necessária de pregas. O comprimento de um kilt é calculado da cintura até o meio do joelho, mantendo alguns centímetros extras para uma cintura mais alta com um cinto largo de kilt. O lado da ourela acabado do verdadeiro tartan deve ir para a bainha inferior do kilt. Em seguida, corte o pano em duas partes largas o suficiente para cobrir a cintura até a bainha inferior, deixando uma peça central estendida para o cós. Combine o padrão de costura e costure as duas faixas largas de bainha. Sarja na parte de cima do pano, costurando em zigue-zague ou com um líquido antidesgaste.
Para marcar o avental externo, que dobra no lado direito, o padrão tartan deve ser centralizado corretamente. Dobre no mínimo 15 centímetros inicialmente e, em seguida, crie à esquerda uma prega profunda e dupla. Prenda com um alfinete de segurança. Repita este processo e meça o avental interno para combinar com o avental externo e prenda a ponta.
Para preguear o kilt use um pedaço de papelão para duplicar o padrão de prega do tartan em cada conjunto, prendendo cada vez com um alfinete no quadril. Repita este processo até que a largura necessária seja plissada. Agora, para costurá-los, use um ponto cego (corte), começando no "quadril" da prega e depois leve o fio direto até a borda superior da prega. Para adicionar franja e cós, use peças de pano de 7,60 cm e 12,70 cm de largura, respectivamente. Para adicionar o forro, lembre-se que deve ser tão profundo quanto a prega costurada. Para adicionar fivelas e tiras, disponíveis facilmente em lojas online, faça furos nas tiras de couro e costure por dentro perto da franja, para que fique logo abaixo do cós. O velcro pode ser uma boa opção para segurar o tecido com segurança, mesmo sem cinto.
De modo geral, tente usar alfinetes e fios de segurança para quilters, que são perfeitos para fazer kilt. Para fazer um kilt para uso pesado, use mantas de mistura de lã dos maiores padrões para fácil costura.