A primeira marcação corporal conhecida foi de 3300 aC, encontrada no Iceman, um corpo humano mumificado. A palavra tatuagem veio da palavra taitiana "Tatu" ou "Tatau", que significa marca ou golpe.
No Japão, a tatuagem era originalmente usada para fins decorativos e espirituais, datando de cerca de 10.000 aC, durante o período Jomon. A partir do período Kofun entre 300 e 600 DC, as tatuagens começaram a ter conotações negativas, pois eram colocadas em criminosos como punição, uma reminiscência da Roma antiga, onde os escravos eram tatuados com lemas.
Entusiastas estrangeiros procuram irezumi tradicional
As tatuagens japonesas e irezumi, significando "a inserção de tinta sob a pele para deixar uma marca decorativa permanente", continuaram a ter conotações de criminalidade, embora os estrangeiros estivessem fascinados pelos belos desenhos e cores usados na tatuagem japonesa e o negócio continuasse clandestino. No Japão moderno, a tatuagem está novamente ganhando popularidade e os jovens japoneses que desejam fazer tatuagens estão escolhendo designs de um ponto, que são pequenos designs que podem ser feitos de uma só vez, enquanto alguns entusiastas estrangeiros procuram o irezumi tradicional feito por tatuadores profissionais. O processo é muito doloroso, demorado para terminar e muito caro. Um "macacão completo" pode levar no máximo cinco anos de visitas semanais. Pode custar mais de 22400€ para obter um "body suit" no Japão.
Por que ir a esse ponto quando você pode fazer tatuagens temporárias usando tinta de tatuagem caseira que pode ser tão bonita e apresentar designs mais contemporâneos. Aqui está uma receita para tinta de tatuagem temporária à base de henna.
Ingredientes: 1,25 xícaras de pó de hena peneirado, preto ou marrom escuro 2 pacotes sachês de café instantâneo 2 colheres de sopa de suco de limão fresco
5 gotas de óleo de eucalipto 5 gotas de óleo de cravo Açúcar ou mel
Procedimento:
Adicione 2 pacotes de café instantâneo a 1,5 xícaras de água. Ligue o fogo alto e deixe a água ferver. Continue fervendo até que o líquido se reduza a 0,75 xícara de café muito escuro e forte.
Coloque o pó de hena peneirado em uma tigela de vidro e adicione o café um pouco de cada vez até obter uma pasta de hena espessa. Certifique-se de que o café e a hena estão bem misturados e que a pasta resultante está homogênea. O café dará mais cor à hena.
Adicione o suco de limão à mistura e mexa continuamente para misturar completamente os ingredientes.
Adicione as gotas do óleo essencial e continue a misturar bem.
A adição do suco de limão e dos óleos tornará a pasta mais fina, mas não deve ficar escorrendo. Se for muito fino, adicione mais pó de hena peneirado. Se estiver muito grosso, adicione um pouco de café ou água. Adicione um pouco de açúcar ou mel à mistura para melhor aderência à pele.
Cubra a tigela de mistura com plástico e distribua a mistura para sedimentar. Deixe esfriar por pelo menos duas horas.
Transfira a mistura resfriada para uma garrafa plástica com ponta pontiaguda.
Prepare seu selante de tinta de henna fervendo um pouco de suco de limão e açúcar. Certifique-se de que todo o açúcar se tenha dissolvido, retire do lume e deixe arrefecer.
Use a garrafa de plástico como uma caneta e esboce seu projeto. Quando terminar, pincele levemente o selante com açúcar e limão sobre o desenho e seque com um secador de cabelo.
Cubra sua nova tatuagem com papel de seda e embrulhe em filme plástico e deixe descansar durante a noite. Lave a pasta pela manhã. A tinta de henna vai durar até três semanas.
Lembre-se de que mesmo se você estiver usando ingredientes naturais, será melhor testar a reação de sua pele à mistura antes da aplicação final.