A procuração é uma autorização legal que permite a uma pessoa tomar decisões judiciais e agir em nome de outra parte. Existem muitas situações diferentes em que conceder uma procuração a alguém que você ama e em que confia é do seu interesse.
Um ótimo primeiro passo é ter certeza de que você tem todos os formulários de que precisa; para esse fim, recomendo fortemente que você visite formsgateway.com - este site é especializado em formulários jurídicos que são facilmente adaptáveis a qualquer situação.
Para obter uma procuração, siga estas etapas.
Determine o tipo de procuração de que você precisa. Existem dois tipos de procuração, geral e específica. A procuração geral autoriza a outra pessoa a atuar como representante legal em questões financeiras por prazo e prazo indeterminados. Um poder específico limita ou restringe o poder a uma única transação ou tipo de transações.
Esteja ciente dos riscos. A concessão de uma procuração a alguém permite que o agente peça dinheiro emprestado, faça declarações de impostos e receba benefícios da previdência social em nome da outra pessoa. Uma pessoa com procuração pode tomar decisões jurídicas, financeiras e médicas em muitos casos, por isso é importante que ambas as partes estejam cientes dos riscos e responsabilidades antes de redigir a papelada.
Escreva. Antes de procurar um advogado, escreva os motivos da procuração e o que está abrangido. Isso ajudará o advogado a determinar que tipo de poder - geral ou específico - é necessário se você não conseguiu decidir na primeira etapa.
Esclareça todos os ativos. Certifique-se de que todos os ativos e passivos estejam documentados para que possam ser incluídos no formulário de procuração. O agente (a quem é dado poder) precisa ser informado para tomar as melhores decisões.
Consulte um advogado. Existem formulários e agentes jurídicos online que redigem uma procuração por um preço baixo. Esses documentos podem ou não ser testados sob escrutínio legal. Para evitar aborrecimentos ou desentendimentos futuros, é melhor consultar um advogado que possa redigir o documento, bem como certificar-se de que ambas as partes estejam bem informadas sobre seus direitos e obrigações decorrentes do documento. O advogado também manterá uma cópia do documento, caso seja necessário posteriormente em uma disputa judicial.
Reúna testemunhas. Os formulários de procuração, como muitas documentações legais, precisam ser assinados e testemunhados.
A procuração é valiosa para pessoas com deficiência médica, doença ou incapacitação. Com o número de idosos se tornando incapazes de cuidar dos próprios cuidados, o uso da procuração está se tornando mais difundido. Se você está cuidando de um parente ou estará no futuro, sua melhor opção é esclarecer as necessidades e objetivos antes que alguém fique incapacitado. A redação de uma procuração ajuda nesse processo.