Nos dias de hoje, as pessoas em todo o mundo têm sido mais abertas e abertas sobre sua liberdade de expressão e personalidade usando seu corpo. Algumas maneiras de expressar seus pensamentos e personalidade são através de piercings, tatuagens e outras formas de colocar arte em seu corpo. Diferentes tribos também têm usado esses tipos de arte corporal como parte de sua cultura, com outras tendo significado religioso e espiritual.
Embora seja ótimo ter uma aparência única e excelente entre os demais, você ainda precisa ter certeza de que faz essas coisas da maneira mais segura e correta. Se você está pensando em fazer um piercing em algumas partes delicadas do corpo usando apenas uma agulha comum, pense duas vezes. Existem agulhas especificadas usadas para diferentes fins. Existe uma agulha específica para usar no piercing e você deve aprender como usá-la corretamente.
O mais importante a se considerar antes de usar a agulha de piercing é certificar-se de que ela esteja 100% esterilizada. Você deve autoclave as agulhas de piercing e outras ferramentas usadas para fazer piercing para se certificar de que eles são esterilizados.
Você também pode comprar agulhas de piercing que são embaladas individualmente e lacradas para preservar a esterilização. Se a embalagem estiver rasgada ou danificada, não use mais a agulha de piercing. Se você abrir uma embalagem de agulha, a agulha deve ter um protetor na parte pontiaguda. Se não houver nenhuma, a agulha provavelmente já foi usada e não é segura.
Você deve lembrar estritamente que as agulhas de piercing devem ser usadas apenas uma vez. Mais importante ainda, você nunca deve compartilhar uma agulha de piercing com outras pessoas, não importa o quão próximo você seja delas. As agulhas perfurantes devem ser para uso único.
Você também deve ter certeza de usar o tamanho específico e correto da agulha de piercing. O uso inadequado de tamanhos de calibre de agulhas de piercing pode causar danos e hematomas na pele. Lembre-se de que se o número do medidor menor significa que maior é a agulha.
Você deve preservar significativamente a esterilidade das agulhas de piercing. Ao tocar ou segurar as agulhas de piercing, sempre use luvas de mão para proteger a contaminação de germes. Certifique-se de não deixar cair as agulhas de piercing ou elas ficarão contaminadas e não serão mais utilizáveis.
Você deve observar cuidados esterilizados para a agulha de piercing, porque se a agulha estiver contaminada, é mais provável que você tenha uma infecção.
Agulhas piercing específicas
Existem agulhas piercing específicas que são criadas de forma semelhante a partir dos materiais usados em ferramentas cirúrgicas. Isso é para garantir que as agulhas não causem reações alérgicas no corpo. Uma agulha de piercing tem um bisel triplo, que corta em forma de C na pele, para promover uma cicatrização mais rápida e mais limpa. A agulha de piercing deve parecer côncava para garantir que não haja danos ou hematomas na pele.
As agulhas piercing são classificadas e utilizadas de acordo com seus tamanhos de calibre. O medidor mais comum usado para piercing é o medidor 14, geralmente usado em orelhas, línguas e nariz. A agulha de perfuração de calibre 16 é usada quando você deseja estender uma perfuração anterior. O calibre 16 é geralmente usado para fazer piercing nos mamilos e nas sobrancelhas.