Um lenço palestino ou kuffiyeh é um tipo de roupa usado como cocar mais comumente por homens e é influenciado por um líder árabe, Yasser Arafat. É um algodão quadrado macio que geralmente está nas cores vermelho, branco e preto ou pode ser uma mistura xadrez de qualquer uma das três cores mencionadas.
Hoje, as pessoas o usam como parte de suas roupas. Novos designs estão sendo lançados por diferentes fabricantes. Eles agora fazem lenços de cores não tradicionais (ou aqueles com cores desbotadas como roxo e marrom) e até mesmo adicionam alguns elementos como flores, quadrados e outros objetos. Você tem que saber a maneira correta de usá-lo se quiser incluí-lo em seus esquemas de moda diários.
Anos recentes
Existem diferentes maneiras de como usar kuffiyeh. O primeiro é usado como uma declaração de moda. Durante os anos 80 até os últimos anos, o kuffiyeh é uma tendência popular da moda comumente usada por mulheres.
Aqui estão algumas instruções sobre como usar seu kuffiyeh moderno.
Prenda o cabelo se for comprido. Faça isso para evitar que os fios de cabelo fiquem no caminho.
Faça um triângulo dobrando o kuffiyeh na diagonal.
Segure as duas bordas do triângulo com as duas mãos. Abra bem e certifique-se de que a terceira aresta do triângulo está voltada para o chão.
Coloque o lenço no peito. Enrole as outras duas bordas em volta do pescoço e na parte de trás do pescoço, coloque uma borda sobre a outra.
Amarre as duas bordas.
Alise a superfície para que o lenço se espalhe por todo o peito. Isso não significa que você tenha que aplanar toda a superfície. Basta deixar as rugas e camadas penduradas para adicionar textura extra ao lenço.
Outra forma de vestir o kuffiyeh é pelo seu uso tradicional, como cocar. Você tem que segurar o lenço na diagonal para criar um triângulo. Use a dobra sobre a testa. A dobra geralmente é presa por uma corda no lugar ou pode ser enrolada nos ombros e nas costas. O kuffiyeh tradicional também pode ser usado como turbante enrolado na cabeça.
Mostre apoio palestino
Vestir o kuffiyeh também simboliza o apoio palestino à sua solidariedade. É usado de diferentes maneiras pelas pessoas do Ocidente para mostrar o apoio palestino, especialmente durante guerras e conflitos. Um exemplo é o conflito entre palestinos e israelenses.
As cores do kuffiyeh tradicional transmitem significados diferentes. Kuffiyeh preto e branco é usado para simbolizar a grande herança palestina. O kuffiyeh branco com algumas partes vermelhas é comumente usado na Somália e na Palestina. Embora na maioria das vezes, o kuffiyeh vermelho e branco esteja associado a pessoas que vivem na Jordânia.
Esteja ciente de que em alguns lugares, ao usar um kuffiyeh, você deve se certificar de não ofender ninguém, principalmente quando estiver no Oriente Médio, pois eles usam esses lenços para fins diferentes. Alguns podem interpretar mal sua declaração de moda. Talvez você possa ser marcado como um membro insensível e ignorante de um grupo de libertação palestino. Usar o lenço pode dizer automaticamente a outras pessoas que você está apoiando uma declaração política, mesmo quando não está.