A noção comum de que a milia facial é na verdade acne está incorreta. Milias são inchaços brancos no rosto que se parecem muito com acne ou espinhas. No entanto, ao contrário das espinhas que podem estourar e desaparecer, a milia não desaparecerá, a menos que você faça algo para se livrar delas. A milia é formada quando as células mortas da pele não se desprendem completamente. A formação da pele resulta em inchaços que parecem acne ou espinha. Embora a milia não seja uma doença grave de pele, as pessoas que a têm querem retirá-la porque parecem não higiênicas e pouco saudáveis. As dicas a seguir podem ajudá-lo a se livrar da mília facial:
Esteja pronto com hidratante sem óleo, kit de microdermoabrasão, esfoliante facial e gel ácido e creme esfoliante.
Use creme esfoliante todos os dias. Aplique generosamente na área afetada e esfregue com um esfoliante facial. Primeiro, umedeça a pele com água e, em seguida, passe uma quantidade generosa de creme esfoliante no rosto, concentrando-se na área afetada pela mília. Massageie suavemente o creme com uma esfoliação facial com movimentos circulares. As gotas do creme esfoliante irão remover as células mortas da pele. Se isso for feito regularmente, o resultado é uma pele mais clara e lisa.
Aplique uma quantidade moderada de gel ácido no rosto à noite. Quando deixado no rosto por horas, o gel ácido amolece ou quebra a milia, fazendo com que saia facilmente quando você lava o rosto pela manhã.
Compre um kit de microdermoabrasão em uma farmácia. Agende os melhores dias em que você pode usar o kit para remover milia facial. É importante fazer o método usando este kit em um momento em que você pode ficar em casa, desde que implique um procedimento químico. O kit de abrasão pode resultar em alguma vermelhidão do rosto, portanto, é melhor você ficar em casa por um tempo após o tratamento.
Hidrate o rosto diariamente com um hidratante sem óleo. As células mortas da pele resultam de pele seca e descamada que não tem hidratação. Portanto, a melhor maneira de lidar com a mília é hidratar a pele. Com a hidratação frequente, a milia facial ficará mais suave e diminuirá gradualmente com o tempo. No entanto, tome cuidado para não usar hidratantes oleosos, pois produtos pesados para a pele podem tornar o problema mais sério.
Use sabonete facial com propriedades esfoliantes. Existem sabonetes especiais que vêm com elementos esfoliantes. Esses sabonetes vêm em bolos levemente ásperos que, quando esfregados no rosto, ajudam a eliminar a mília. Obviamente, o resultado não virá imediatamente após um uso. Você terá que usar o sabonete por um certo período de tempo antes de ver os resultados.
Consulte um dermatologista. Se a sua milia facial for tão grave que cobre a maior parte do rosto, a melhor coisa a fazer é consultar um dermatologista. Com a ajuda de um profissional, você pode ser submetido a certos procedimentos clínicos, como extração direta da pele morta, que somente um dermatologista pode realizar.
Além do acúmulo de pele morta como principal causa da milia facial, deve-se mencionar que práticas inadequadas de higiene também contribuem para esse problema de pele. Portanto, evite tocar em seu rosto com as mãos sujas ou limpá-lo com lenços ou toalha sujos. E, acima de tudo, lave o rosto regularmente com água morna e sabão, seguido de um enxágue frio.