Diz-se que cuidar das botas de couro equivale a cuidar da pele: elas exigem manutenção regular e especial. Se você cuidar bem delas, suas botas de couro durarão muitos anos e funcionarão em boas condições. Cuidar de botas de couro, por mais complicado que pareça, não é difícil. Aqui está uma orientação geral.
Limpe a poeira e sujeira. É muito importante limpar as botas de couro após o uso para remover a poeira e sujeira. Se não forem limpos, a poeira e a sujeira podem causar danos invisíveis às fibras do couro. Eles podem cortar as fibras de couro até que as fibras percam sua resistência, resultando em acabamento de couro rachado e eventual aposentadoria das botas de couro. Use um pano úmido para limpar completamente as botas de couro. No lugar de um pano, você também pode usar uma escova macia.
Lubrifique regularmente as botas de couro. O óleo natural do couro geralmente é removido devido ao uso excessivo e às condições climáticas, mas a aplicação regular de óleo traz de volta o acabamento brilhante do couro. Lubrifique suas botas de couro logo após limpá-las, quando ainda estiverem úmidas, para que o óleo possa penetrar facilmente. Coloque uma quantidade generosa de óleo na superfície da bota de couro e esfregue nas laterais da bota; no entanto, tome cuidado para não aplicar em excesso, pois isso pode ressecar o couro e pode convidar a poeira e sujeira. Deixe as botas durante a noite para permitir que o óleo atravesse completamente os poros do couro. De manhã, limpe o excesso de óleo com uma toalha de papel.
Aplique polidor e protetor. Um polidor à base de creme é usado para esconder arranhões e marcas e confere um acabamento brilhante. É melhor usar um polidor da mesma cor das botas de couro. O protetor, por outro lado, evita que o couro fique com manchas.
Conserte imediatamente suas botas de couro. Por mais zeloso que seja o proprietário, suas botas de couro inevitavelmente sofrerão desgaste com o passar dos anos. Você pode ter que lidar com solas gastas, pontos desintegrando e costuras abertas, entre outras coisas. Nesses casos, leve suas botas de couro a um reparador de calçados de confiança. Mas encontrar uma pode ser muito difícil, pois alguns reparadores irão aconselhá-lo a comprar botas novas em vez de consertar as antigas. É por isso que você precisa ser extremamente meticuloso na escolha do seu reparador de sapatos. Um bom reparador sabe exatamente quando as botas de couro podem ser reparadas e quando devem ser substituídas. Além disso, ele também pode compartilhar com vocês algumas dicas e técnicas para melhorar o estado de suas botas de couro.
Sempre verifique as instruções de cuidados que vêm com suas botas de couro. Lembre-se de que nem todas as botas de couro são iguais. Alguns são feitos de materiais especiais que requerem manutenção especial. Lembre-se também que após a limpeza das botas de couro, você deve mantê-las em local bem ventilado, para que possam respirar e estar protegidas contra mofo e bolor.