Como fazer uma árvore genealógica: rastreie a história da sua família?
Sérgio Gonçalo Nunes
• 4 min de leitura
Mantenha as informações sobre seus antepassados em árvores genealógicas
Fazer uma árvore genealógica pode ser uma excelente experiência de aprendizado e sempre é uma boa maneira de saber mais sobre sua ancestralidade e história da família. As árvores genealógicas podem ser simples ou muito complexas, dependendo de quanto tempo você deseja dedicar a elas e do grau de disponibilidade das informações. Procurar elos que faltam em sua família irá revelar todos os tipos de fatos interessantes sobre seus ancestrais.
Embora existam algumas ferramentas online que permitirão que você crie uma árvore genealógica, criar uma à mão é de longe o método mais divertido e satisfatório. Aqui estão algumas dicas para começar.
Comece sua árvore genealógica com um grande pedaço de papel ou papelão. Desenhe uma linha para o "tronco" da árvore na parte inferior e escreva seu nome verticalmente acima da linha. É aqui que você vai começar. Você também pode criá-lo da esquerda para a direita, se isso tornar as coisas mais fáceis de traçar.
Desenhe duas linhas paralelas ramificando- se da sua; rotule-os com os nomes de seus pais. Adicione seus irmãos, se os tiver, abaixo ou ao lado de seu próprio nome, ilustrando que seus pais também são pais de seus irmãos e irmãs.
Continue adicionando galhos à sua árvore desenhando linhas paralelas para cada conjunto de pais e adicionando os nomes de seus pais. Continue indo até que você não possa mais voltar. Lembre-se de adicionar irmãos ao longo do caminho da mesma maneira que você adicionou os seus.
Sempre que puder, adicione as datas de nascimento e morte para cada nome em sua árvore. Isso adiciona uma sensação de história real à sua árvore genealógica e permite que você tenha uma ideia de quão longe você pode voltar.
Quando você ficar sem nomes que você conhece de improviso, terá que começar a pesquisar para preencher os espaços em branco. Comece perguntando a seus pais, avós e parentes mais velhos que nomes eles se lembram. O mais importante é saber os sobrenomes e, se possível, onde essas pessoas moraram.
Se você tem uma ideia de onde seus ancestrais chamavam de lar, pode acessar a Internet e pesquisar para obter mais nomes. Experimente registros de nascimento e óbito, bancos de dados de bibliotecas pesquisáveis, jornais locais e bancos de previdência social.
Se você chegar a um beco sem saída em sua pesquisa, há uma série de serviços online e em organizações históricas locais que podem ajudá-lo. Muitos desses serviços cobram uma taxa por sua assistência, portanto, faça pesquisas para descobrir qual deles atenderá melhor às suas necessidades e orçamento.
Depois de esboçar sua árvore o mais distante possível, você pode desenhá-la em papel de boa qualidade e emoldurá-la para ser um lembrete orgulhoso de sua história familiar.
Fazer uma árvore genealógica junto com seus filhos pode ser uma experiência gratificante e uma ótima maneira de ensinar seus filhos sobre sua ancestralidade. Envolva-os o máximo que puder, especialmente ao conversar com parentes mais velhos. As crianças adoram aprender como era a vida nos "velhos tempos", e falar sobre parentes há muito perdidos será gratificante para todos os envolvidos. Agora que você sabe como fazer uma árvore genealógica, comece a traçar as raízes de sua família e começar!
Dicas rápidas:
Você pode comprar software ou inscrever-se em um site pago para criar sua árvore genealógica, mas criá-lo você mesmo será mais divertido e satisfatório; para não falar menos caro!
Envolva toda a família. As crianças adoram aprender sobre sua história.