Se você é um indivíduo que se preocupa com o dinheiro, aposto que já pensou em se intrometer no mercado de ações mais de cem vezes. Por que não? Você tem suas finanças sob controle e tem economias no banco, mas, de alguma forma, quer testar o quão experiente pode ser financeiramente. Portanto, agora você quer tentar sua sorte no mercado de ações.
Investir no mercado de ações pode ser um pouco assustador se você não tiver experiência anterior. Para ajudá-lo a comprar a primeira ação de seu portfólio que logo se tornará grande, estou esboçando um guia sobre como começar a investir no mercado de ações.
Corretores do mercado de ações
1. Eduque-se. Comece seu caso de amor lendo sobre o mercado de ações e alguns guias de autoajuda sobre investimentos. Familiarize-se com os termos e jargões comuns usados por corretores e investidores do mercado de ações. Enquanto você estiver nisso, verifique as corretoras de valores e outras instituições financeiras, privadas ou públicas, que estão ligadas ao mercado de ações.
2. Estabeleça metas e objetivos financeiros. Responda a esta pergunta: o que você deseja obter com os investimentos no mercado de ações? Talvez você queira dobrar seu dinheiro em um ano ou mais, ou fazer um bom pé-de-meia para sua aposentadoria. Escreva suas metas de curto, médio e longo prazo e use-as como um guia para formular sua própria estratégia de investimento.
3. Faça sua pesquisa. A esta altura, você já tem uma ideia de quais ações gostaria de comprar. Leia os relatórios trimestrais e financeiros dessas ações. Verifique se o desempenho anual da ação tem sido consistente nos últimos anos. Para obter atualizações sobre essas ações, verifique suas páginas no Yahoo! Finanças e Google Finance.
Planos de compra direta de ações
4. Compre seu primeiro estoque. Agora que você se armou de conhecimento o suficiente, é hora de testar o quanto você aprendeu. Como esta é sua primeira compra, comece aos poucos. Você pode investir apenas 19€ em Planos de Recompra de Dividendos (DRPs) e Planos de Compra Direta de Ações (DSPs). Você não precisa de um corretor para comprar esses tipos de ações, portanto, economizará nas comissões. Quando você se sentir mais confiante em relação aos seus investimentos, poderá começar a comprar mais ações. Se você planeja começar grande, talvez seja melhor contratar um agente. A desvantagem disso é que você terá que pagar comissões. Mas se você planeja fazer grandes investimentos, um agente pode ser de grande ajuda.
5. Diversifique seu portfólio. Nunca é uma boa ideia colocar todos os ovos na mesma cesta quando se trata de investir em ações. Sempre procure bons negócios. Não se limite a ações populares. Sempre haverá algumas start-ups com grande potencial e você poderá obter retornos mais elevados comprando ações de suas ações.
6. Espere. Suas compras, dependendo de quão conservador você foi em sua estratégia de investimento, levam tempo para render bons retornos - a menos que algo aconteça drasticamente. Não descarte uma ação no momento em que seu preço cair. Obtenha mais informações antes de vender qualquer de suas ações.