Como evitar um golpe de serviços de cartão de crédito?
Luciana Correia de Araújo
• 4 min de leitura
O golpe dos serviços de cartão de crédito se tornou prevalente em todos os lugares, vitimando pessoas que fazem o movimento errado de confiantes posers na Internet e no telefone. As pessoas que cometem essa fraude parecem muito convincentes, especialmente quando é a primeira vez que as encontra. Aqui estão as táticas comuns empregadas por golpistas de cartão de crédito:
Os golpistas de serviços de cartão de crédito ligarão para o seu número. Ao atender o telefone, você ouvirá uma pessoa com ar profissional do outro lado da linha, alegando que pode ajudá-lo a reduzir as taxas de juros de seus cartões de crédito. As taxas de juros são muito baixas - digamos - tão baixas quanto 6%, e se você não tiver experiência anterior com golpistas, certamente será seduzido imediatamente. Mas como esses golpistas conseguem seu nome e números de contato? Eles fazem isso simplesmente folheando os aplicativos de cartão de crédito de provedores de serviços de cartão de crédito legítimos. Provavelmente, o mentor de tal ato ilegal é um insider. Um insider é alguém que trabalha em bancos ou empresas de crédito em que seu cartão de crédito é registrado está sendo mantido. Também pode ser que você tenha deixado registros de transações em certos estabelecimentos comerciais usando seu cartão de crédito quando comprou um item, e os golpistas conseguiram obter seus dados comerciais e pessoais.
Golpes de serviços de cartão de crédito também são realizados por e-mail. Você receberá um e-mail com uma das duas opções: cartão de recompensas ou cartão de crédito pré-pago. O remetente do e-mail se identificará como um representante da conta de um determinado provedor de serviços de cartão de crédito e vai falar com você sobre como você pode se beneficiar dos planos de crédito de forma rápida e fácil. No entanto, você será instruído a depositar algum dinheiro primeiro na conta do remetente para que ele facilite a transação em seu nome. Se você for tão ingênuo, pode ceder prontamente, pois o e-mail parece ser muito confiável. A maioria das empresas de cartão de crédito hoje em dia avisa as pessoas que solicitam um cartão de crédito para tomar precauções extras ou simplesmente ignorar esses e-mails fraudulentos.
Os golpistas podem detectar se a pessoa na outra linha é vulnerável ou não. Quanto mais você receber ligações fraudulentas, mais esses golpistas irão persegui-lo. Então, se você abrir sua declaração com: "Oh, você pode ligar de volta mais tarde, terei que consultar isso primeiro com meu marido", eles continuarão rastreando você. Na verdade, os golpistas sabem a quem visar com seu trabalho fraudulento.
Os golpistas são tão astutos que podem até mesmo enganá-lo sem que você perceba. Eles têm jeito com as palavras, especialmente por telefone. Como uma ligação é uma conversa real e ao vivo, eles podem persuadi-lo a fornecer detalhes sobre suas contas sem que você perceba que já está sendo enganado. Um chamador, por exemplo, dirá a você abertamente que ele é do Visa, Mastercard ou Sears e lhe dirá antecipadamente que está realizando verificações de identidade de seus clientes. Antes que você perceba, você forneceu seus dados de crédito ao chamador.
A melhor maneira de evitar um golpe nos serviços de cartão de crédito é conduzir seus negócios com o provedor de serviços de cartão de crédito por meio de uma reunião presencial. Mas atenção: nunca concorde em se encontrar com alguém que se passa por seu representante de cartão de crédito em um local não revelado. Para ter certeza, faça negócios apenas no escritório legítimo da empresa.