Pode não haver muita necessidade de você saber como calcular o lucro bruto em sua vida cotidiana. No entanto, esta é uma informação útil para saber e definitivamente será útil se você possui seu próprio negócio ou deseja saber quanto lucro você terá ao investir em ações e ações. Leia as etapas listadas abaixo para saber como calcular o lucro bruto.
Passo 1
Significado. A margem de lucro bruto não é um número inteiro, como você presumiria ao se deparar com o termo. Na verdade, é um indicador da rentabilidade de uma empresa ou negócio em duas frentes - (a) quando comparado a outros negócios ou empresas da mesma área ou setor; e (b) quando os dados são analisados para apenas uma empresa, mas em diferentes períodos de tempo. O último é especialmente útil quando você está tentando analisar a ascensão e o crescimento de uma empresa ou uma emissão de ações.
Passo 2
Colete dados. As empresas de capital aberto são obrigadas a publicar seus resultados financeiros a cada ano para a Securities and Exchange Commission (SEC). Assim, os dados mais recentes estão sempre disponíveis para sua informação. Como proprietário do seu próprio negócio, você deve ser capaz de colocar as mãos nos dados necessários para calcular o lucro bruto; caso contrário, seu contador ou contador deve ser capaz de ajudá-lo a recuperar os números relevantes.
Etapa 3
Fatos ou dados necessários. Para calcular o lucro bruto, você precisará dos números para as seguintes variáveis:
- Receita de vendas para um determinado período - ano ou trimestre anterior, por exemplo
- Custo dos bens ou serviços vendidos ou negociados durante o mesmo período
- Vendas líquidas do período
Passo 4
Cálculo. Subtraia o custo das mercadorias ou serviços vendidos da receita de vendas durante o mesmo período. Divida o valor obtido pelo valor das vendas líquidas do período. O valor apurado será a margem de lucro bruto. Com base no propósito de sua análise, compare este número com as margens de lucro bruto de outras empresas comparáveis ou com o desempenho da mesma empresa em anos ou trimestres diferentes. Este é um indicador muito bom de desempenho para uma empresa ou conjunto de empresas e se a lucratividade está aumentando ou diminuindo com o tempo.
Calcular o lucro bruto é muito simples se você tiver as informações necessárias e souber como chegar à conclusão final. Em muitos casos, as próprias empresas publicam os números do lucro bruto, então você pode nem mesmo ter que gastar tempo e esforço para calcular!