As latas de spray funcionam melhor ao aplicar o primer e a tinta no corrimão ou no corrimão de madeira.
Se você deseja dar uma nova vida à sua escada antiga, simplesmente dar uma nova camada de tinta no corrimão pode fazer maravilhas com a aparência de toda a área. Quer a madeira do corrimão esteja manchada, pintada ou nua, o tempo e o esforço necessários para pintá-la definitivamente valerão a pena depois de ver os resultados. Concedido que corrimões ou corrimões de madeira podem vir a ser a parte mais complicada de pintar de sua casa, também podem ser seu ponto focal mais atraente. Se você planeja embarcar neste projeto de reforma, prepare-se para passar pelo menos um fim de semana para terminar tudo.
Configure sua área de trabalho. Proteja tudo o que precisa ser protegido de respingos e borrifos com uma camada de folha de pintura pré-gravada. Se não estiver disponível, simplesmente cubra as paredes, móveis e pisos com folhas de jornal ou plástico e, em seguida, prenda-o com fita adesiva. Se o corrimão tiver fusos de metal, cubra-o também com fita adesiva.
Lixe todas as peças a serem pintadas. Esfregue levemente uma esponja de lixa de grão fino na superfície dos fusos, corrimão, placa inferior e espaçadores. Usando um pano seco e uma escova de cerdas macias, limpe todo o pó produzido com o lixamento.
Cubra o corrimão com uma base de tinta.As latas de spray funcionam melhor ao aplicar o primer e a tinta no corrimão ou no corrimão de madeira. Se a área em que você vai trabalhar for muito grande, considere alugar um pulverizador de grande volume e baixa pressão. Obtenha um sistema que pode acomodar um gatilho de pistola para tornar a pulverização mais conveniente. Certifique-se de usar seu equipamento de proteção, como máscara, óculos e camisa de mangas compridas. Carregue seu pulverizador com um primer de boa qualidade. Se esta é a primeira vez que pulveriza tinta, é uma boa ideia praticar em uma superfície diferente antes de tentar preparar o corrimão real. Comece a pulverizar o primer nos espaçadores superiores. Tente manter o bico a uma distância uniforme da superfície durante todo o processo de preparação. Não segure o pulverizador muito perto da madeira também; isso fará com que seu primer goteje. Evite iniciar e interromper cada spray na superfície que você está pintando. Quando terminar de aplicar o primer em todos os pulverizadores superiores, aplique o primer nos espaçadores inferiores e, em seguida, no piso e na placa inferior. Verifique se você perdeu alguma área.
Esfregue levemente uma esponja de lixa de grão fino na superfície dos eixos, corrimão, placa inferior e espaçadores.
Preencha rachaduras e buracos. Deixe o primer secar antes de prosseguir com esta etapa. Corte uma pequena abertura no final do tubo de calafetagem e esprema uma pequena quantidade nas rachaduras, buracos e saliências. Alise o composto de vedação na superfície com os dedos. Limpe o excesso com um pano úmido. Remova todas as partes ásperas ou irregulares lixando com uma esponja de grão fino ou lixa. Limpe a superfície novamente com um pano úmido.
Pinte as grades ou corrimões. Use o mesmo processo que você empregou na aplicação do primer. É melhor usar tinta semibrilhante ou brilhante em qualquer cor que melhor combine com a decoração da sua casa. Para a pintura, é recomendável colocar pelo menos duas camadas.
Deixe a pintura secar por pelo menos um dia antes de iniciar a limpeza. Caso contrário, você pode fazer com que a poeira suba e grude nas superfícies que acabou de pintar. Pulverizar o corrimão com uma camada final de laca ou verniz pode ser útil, mas não necessário.