Muitos jardineiros adoram cultivar plantas a partir de sementes, e é muito gratificante, mas também adoram comprar plantas. Talvez você queira apenas uma ou duas, ou não tenha espaço para plantar mudas - ou você tenha se decidido por uma planta que é muito difícil de se propagar ou por uma variedade específica que só está disponível como planta. Comprar plantas é muito divertido, mas, a menos que você saiba o que está fazendo, também pode levar a erros caros.
Passo 1
Faça uma lista. Se você não sabe exatamente quais plantas deseja, faça uma lista dos diferentes espaços que você tem disponíveis - sejam eles ensolarados ou sombreados - e todas as idéias que você tiver sobre plantas que possam se adequar ao seu caso. Quando você está no centro de jardinagem, é fácil comprar muitas plantas ou plantas que precisam de condições diferentes das que você tem em seu jardim. Em qualquer dos casos, você terá dificuldade em cuidar deles.
Passo 2
Procure plantas saudáveis. Se você está pagando o preço total por uma planta, ela precisa ser saudável, com boa folhagem e sem sinais de pragas ou doenças. Bata suavemente na planta para fora do vaso para que você possa olhar para o torrão de raiz e certifique-se de que a planta não está presa ao vaso (com suas raízes enchendo totalmente o vaso e circulando). Se você não for corajoso o suficiente para fazer isso, pegue-o para ver se as raízes estão crescendo fora dos orifícios de drenagem no fundo do vaso!
Etapa 3
Verifique se há ervas daninhas ou musgo. Ervas daninhas ou musgo que crescem na superfície do composto significam que a planta está parada no centro do jardim há muito tempo. Isso não é necessariamente um problema se for um lugar que cuida bem das plantas, mas tome cuidado para não introduzir mais ervas daninhas em seu jardim!
Passo 4
Pense duas vezes antes de resgatar uma planta. Levar para casa uma planta de aparência triste, cujo preço foi reduzido, é algo a que muitos jardineiros não resistem. Mas tenha em mente que ele vai precisar de muito TLC e pode não prosperar - você ainda pode achar que vale a pena o risco. E às vezes as plantas são reduzidas simplesmente porque seu pico de vendas já passou, e você pode fechar uma pechincha.
Depois de escolher sua planta e trazê-la para casa, não se esqueça de verificar se precisa de água ou replantação / plantio imediatamente. Se tiver sido cultivado dentro de casa, deixe-o se aclimatar gradualmente ao clima se for para viver ao ar livre. Se você encomendou plantas de uma loja online ou catálogo de vendas pelo correio, é importante desempacotá-las assim que forem entregues - elas precisarão de água, ar fresco e luz solar.
Quando você escolheu a planta certa e ela está crescendo no lugar certo, então tudo que você precisa fazer é sentar e desfrutar. Mas não se esqueça de guardar o recibo - se você descobrir um problema com uma de suas novas fábricas, poderá trocá-lo ou ser reembolsado.
Emma Cooper produz um podcast semanal (programa de rádio na Internet) chamado The alternative kitchen garden. Você pode ler atualizações regulares sobre seu jardim em seu blog.