Como costurar couro em uma máquina de costura padrão?
Dr. Agostinho Roque de Aguiar
• 3 min de leitura
O couro é um material muito difícil de costurar. No entanto, por ser durável, pode ser usado para muitas coisas em sua casa ou para fazer roupas. Existem máquinas de costura que são feitas especialmente para couro, mas se você não planeja gastar com isso, você ainda pode usar sua máquina de costura padrão para trabalhar com ela.
Máquina de costura padrão
Aqui estão algumas dicas sobre como costurar couro usando uma máquina de costura padrão:
Comece a costurar cerca de meia polegada da borda do couro. Como o couro é um material muito grosso, você terá dificuldade em manuseá-lo ao costurar na máquina. Use a margem de meia polegada para segurar o couro enquanto costura através dele. Volte para a parte que você deixou de fora antes de terminar de costurar. Certifique-se de ajustar sua máquina de costura ao contrário antes de costurar, como de costume, para garantir que seus pontos estejam firmes.
Use o tipo adequado de linha ao costurar. A linha apropriada para usar ao costurar couro é, obviamente, uma linha forte. Certifique-se de que a linha seja durável para que não se quebre ao costurar o couro. Um fio forte é feito de poliéster. Você pode usar Rayon, quilting ou linha de bordado em vez do algodão normal. Você pode tentar testar seu tópico para ter certeza. Faça isso puxando a linha antes de usá-la na máquina. Se ele quebrar ao ser puxado, não será possível usá-lo como couro.
Use o tamanho de agulha adequado. Use uma agulha de máquina de costura de tamanho 11, 14, 16 ou 18 ao trabalhar com couro. Se estiver costurando mais de uma peça de couro, use agulhas menores.
Ajuste a largura do ponto. Ao trabalhar com couro, você precisa deixar seus pontos mais largos. Defina-o para pelo menos 4 a um máximo de 6. Se você definir os pontos para estreitar, isso vai estragar o couro e expô-lo a rasgar facilmente.
Ajuste a tensão da linha. Ajuste a tensão da linha para a configuração que funcionará melhor com seu couro. Não existe uma configuração padrão, pois varia dependendo de como você deseja que seja.
Teste sua agulha, linha e largura do ponto. Sempre teste suas agulhas antes de costurar completamente o couro. Você não gostaria que ele quebrasse no meio do seu trabalho. Encontre a combinação perfeita de tamanho de agulha e linha, largura do ponto e tensão da linha para ter certeza de que funcionará suavemente no couro.
Use materiais adequados ao juntar as peças. Ao colocar peças de couro ou padrões em peças de couro, você não poderá usar alfinetes como faria normalmente. Use clipes de fichário ou fita de couro para manter as peças juntas.
Use retalhos de tecido ou talco de bebê para manusear seu couro. Polvilhar talco para bebês em sua área de trabalho ou pedaços de tecido embaixo de seu couro tornará seu movimento mais suave. A textura do couro evita que ele deslize, tornando o trabalho mais difícil.
Use canetas prateadas ou pretas para marcar seu couro. Se você precisar fazer marcações no couro, use um marcador prateado ou preto para fazer isso. Lembre-se de fazer isso na parte de trás do couro.
Siga estas dicas ao trabalhar com couro em sua máquina de costura padrão e você minimizará a dificuldade de costurar nela. Boa sorte!