Carrom é um jogo de mesa que compartilha semelhanças com bilhar e shuffleboard. O objetivo do jogo é afundar seus rinques nas cavidades dos cantos da mesa antes que seu oponente o faça.
A International Carrom Federation (ICF) foi fundada nos anos 80 para estabelecer as regras e regulamentos oficiais do jogo. De acordo com os estatutos da ICF, é possível para uma pessoa criar sua própria prancha de carambola para uso pessoal ou para torneios, desde que as especificações adequadas sejam seguidas.
Materiais de que você precisará:
Contraplacado lacado ou alisado medindo 29 x 74 centímetros de comprimento e largura e 1 cm de espessura
2 peças de pau-rosa ou madeira nobre de 29 x 8 centímetros de comprimento e largura, respectivamente, e 1,80 cm de espessura
2 peças de pau-rosa ou madeira nobre com 29,7 x 8 centímetros de comprimento e largura, respectivamente, e 1,80 cm de espessura
Perfure a madeira compensada. Faça um furo em cada canto, cerca de 4 centímetros do canto da placa.
Corte a ponta. Corte a ponta de cada canto do compensado acima do buraco.
Desenhando o rodapé:
Usando sua fita métrica e lápis, marque o meio do quadro de um lado. Deve estar a 37 centímetros da borda. Em seguida, meça 10 centímetros desse ponto em direção ao centro do tabuleiro. Marque novamente com seu lápis. Meça 3 centímetros deste segundo ponto em direção ao centro do quadro e marque-o novamente.
Coloque sua fita métrica ou régua 23 centímetros sob a última marca de lápis que você fez. Esta marca é a mais próxima do centro do tabuleiro. Sua fita métrica deve ser colocada paralela à borda de sua placa. Desenhe uma linha de cerca de 47 centímetros.
Novamente, coloque sua fita métrica ou régua 23 centímetros abaixo da linha que você traçou anteriormente. Desenhe outra linha de 47 cm. Isso deve resultar em 2 linhas paralelas com cerca de 3 centímetros de distância.
Desenhe círculos para delimitar as extremidades das linhas paralelas. Desenhe dois círculos de 3,20 cm de diâmetro. Pinte os círculos com seu marcador vermelho.
Repita as etapas para os outros 3 lados do tabuleiro.
Trace cuidadosamente as linhas desenhadas com um marcador preto.
Projetando os círculos do meio:
Localize o meio exato do compensado e marque-o com seu lápis. Use um transferidor para traçar um círculo interno com 3 centímetros de diâmetro. Em seguida, desenhe um círculo externo com 16,50 cm de diâmetro. Trace o círculo com um marcador preto.
Tirando as setas dos bolsos:
De um bolso do canto, meça 5 centímetros e marque com um lápis. Em seguida, desenhe uma linha de 27 cm deste ponto em direção ao centro. Esta linha deve ter um ângulo de 45 graus e percorrer os 2 círculos básicos.
Repita a etapa acima para os outros três bolsos.
Anexando o quadro:
Coloque cola de madeira em um lado do pau-rosa de 74 cm. Em seguida, prenda-o em uma das extremidades da madeira compensada.
Repita a etapa acima para anexar as outras 3 peças de pau-rosa.
Deixe a cola secar completamente.
Peça ajuda, especialmente com o trabalho de carpintaria, se você não está acostumado a usar ferramentas elétricas como furadeira ou serra. Certifique-se de usar o lápis como um esboço para sua referência antes de usar o marcador.