O Cacto de Natal é uma planta bonita para as festas de fim de ano. As flores têm uma grande variedade de cores, incluindo branco, salmão, rosa, amarelo e fuschia, ou qualquer combinação destes. O Cacto de Natal não é realmente um cacto, mas sim um epífito. Eles são nativos da Europa Central e do Sul, onde podem ser encontrados crescendo nas forquilhas das árvores. O Cacto de Natal sobrevive no mesmo ambiente que as orquídeas. Eles têm vida longa e muitas vezes são passados de geração em geração. Os Cactos de Natal são relativamente fáceis de cultivar, só precisam de alguns cuidados especiais. As chaves são luz, temperatura e água.
Passo 1
Posicionamento. Mova o cacto para uma sala onde a temperatura permaneça em torno de 50 graus e não haja luz artificial à noite. Isso deve ser feito em setembro ou outubro, para florescer até o Natal. Nunca deve ser mantido próximo a uma porta que se abre para o exterior, ou próximo a dutos de aquecimento ou áreas com correntes de ar. Cactus de Natal também se dá bem ao ar livre em áreas sombreadas.
Passo 2
Umidade. Crie uma fonte de umidade em cerca de 50 a 60 por cento. Você pode colocar um copo ou vaso com água ao lado da planta, ou colocá-lo em um recipiente à prova d'água cheio de cascalho e água.
Etapa 3
Regando. Regar esta planta enjoada pode ser complicado. Muita água fará com que as folhas caiam; muito pouca água fará com que os botões caiam e a planta murcha.
Regue bem apenas quando a parte superior do solo estiver completamente seca. Borrife as folhas também.
Regue a cada dois a três dias em um clima seco ao ar livre, quente e ensolarado.
Regue todas as semanas se a planta estiver em um clima úmido, fresco ou dentro de casa.
Regue com menos frequência no outono e no inverno para promover a floração.
Passo 4
Fertilizante. Fertilizar a planta no início de novembro com um fertilizante líquido de uso geral para plantas domésticas aumentará as chances de florescer até o Natal. O fertilizante deve ter uma proporção de nitrogênio de 10 por cento.
Etapa 5
Claro. A iluminação durante o outono deve ser indireta. O cacto requer 12 a 14 horas de escuridão total todas as noites, durante 6 a 8 semanas, até que os botões comecem a se desenvolver.
Etapa 6
O florescimento está completo. A planta deve ter um descanso de 30 dias em uma sala fria com bastante água.
A poda tem mais sucesso em março e abril. Aperte ou corte as folhas para dar forma ao cacto e remova quaisquer hastes indesejadas. Este também é um bom momento para replantar, no entanto, o cacto de Natal floresce melhor quando está preso a um vaso. O melhor solo para o cacto são partes iguais de bolor, argila de jardim e areia limpa e grossa.
Quando cultivado no solo certo com a quantidade certa de água na temperatura adequada e com iluminação adequada, seu Cacto de Natal florescerá no Natal. Também é possível que floresça várias vezes durante o ano.