O conceito de mobiliário modular moderno é atribuído ao arquitecto belga Louis Herman de Koninck que, em 1932, desenhou o primeiro conceito de mobiliário modular do mundo para cozinhas. A ideia por trás disso é fazer elementos de cozinha que cabem em cozinhas de qualquer tamanho, o que aumentaria o mercado potencial para os produtos, devido à sua ampla base de destino. A partir desse conceito básico, uma miríade de móveis modulares passou a ser usada, como a estação de trabalho modular, a cadeira modular, o canto modular e a mesa modular.
Aqui estão as etapas para construir sua própria mesa modular:
Encontre uma planta. Alguns bons sites de construção, como simplifiedbuilding.com, fornecem a seus clientes designs fáceis de usar que podem ser usados como um padrão para seus próprios projetos de construção. Para este projeto específico, encontre o design da mesa modular do computador nos vários links de design do site.
Compre seus materiais. O próximo passo é passar pela loja de ferragens ou reforma da casa local para comprar os materiais necessários. Isso normalmente inclui tubos, madeira modular e ferragens de fixação.
Meça seus materiais. Depois de adquirir os materiais necessários, você deve medir esses materiais e apará- los de acordo com as medidas indicadas na planta ou nas instruções que você adquiriu. Use um torno para prender os tubos e use uma fita métrica para fazer as medições e marcações necessárias.
Corte os materiais no tamanho certo. Depois que todos os materiais foram medidos e marcados, você precisa cortá-los nos tamanhos apropriados. Existem várias opções disponíveis para cortar seus materiais: a primeira é usar um cortador de tubos, que será mais fácil de usar com tubos de paredes mais finas. Outra opção é usar uma serra com pelo menos 18 a 24 dentes por polegada. Esteja avisado, no entanto, porque este método exigirá a maior quantidade de graxa de cotovelo de você. Outra opção é usar uma serra de corte de metal, o que fará o trabalho rapidamente, mas também exigirá o uso de uma viseira para proteção. Outra opção é usar uma serra de fita portátil sem fio, que é uma das maneiras mais fáceis de cortar seus tubos no tamanho certo.
Junte os canos. Uma vez que todos os tubos tenham sido cortados nos comprimentos apropriados, é hora de juntar as peças. Siga as instruções sobre como montar os canos e os conectores (aquelas coisas de metal em forma de macarrão de cotovelo). Eles vão junto com o uso de parafusos de fixação embutidos. Devido à sua localização, esses parafusos são relativamente difíceis de alcançar e, portanto, é aconselhável que você use uma furadeira com o acessório de furação apropriado para unir as peças.
Construa de baixo para cima. Comece com os pés da mesa e vá subindo até os dois postes verticais. Em seguida, eles podem ser conectados com uma única braçadeira inferior. Depois de proteger essa base principal, você pode começar a adicionar os vários acessórios que são característicos de móveis modulares, como prateleiras e suportes de mesa.
Faça suas prateleiras. Assim que a estrutura estiver concluída, você pode continuar a fazer as prateleiras de madeira reais. Novamente, meça e corte as prateleiras com base nas medidas fornecidas no projeto. Lixe-os e aplique uma camada de tinta boa e uniforme.
Junte todos eles. A última etapa é anexar suas prateleiras à estrutura principal. Isso geralmente é feito com o uso de arruelas de choque, parafusos de rosca grossa e montagens de metal.
Agora você pode desfrutar de sua própria mesa modular!