Mapas imaginários têm sido usados há anos e por muitas pessoas para criar contos estranhos na ficção. Um mapa imaginário é um ótimo ponto de partida para dar asas à imaginação. Com o mapa, você pode começar a criar histórias, lendas e personalidades que habitam o mapa. Veja como.
Tamanho e forma. Comece determinando o tamanho e a forma do seu mapa. Existem alguns mapas que incluirão o tamanho de um reino em si, ou de um mundo totalmente novo, enquanto existem alguns mapas que visam apenas criar cidades imaginárias que existem em algum lugar de um país real. Se você está criando um mundo totalmente novo, pode determinar tudo sobre o mapa, como o tamanho e a forma do terreno. Se você estiver inserindo um novo local no mundo real, precisará levar em consideração o contexto do novo local. Afinal, você não pode colocar montanhas nevadas em uma cidade imaginária na Califórnia.
Lógica. Projetar seu mapa imaginário também requer alguma lógica. Ao criar corpos d'água, por exemplo, você precisará descobrir onde o rio começa e onde termina. Deve sempre terminar nos mares, e deve sempre começar com uma fonte de água, como montanhas com muitas nascentes ou um reservatório de água subterrâneo. As montanhas também costumam ocorrer em aglomerados. Locais com muitas montanhas também tendem a ter mais árvores e rios. Os desertos, por outro lado, tendem a ocorrer no hemisfério sul.
Locais importantes. Uma vez que as características geográficas do mapa imaginário tenham sido mapeadas, a próxima etapa é adicionar locais importantes. Considere o tipo de terreno que você está construindo ao adicionar os principais recursos. Mapas imaginários contemporâneos podem conter locais para shoppings, distritos comerciais e prefeituras. Se você estiver fazendo mapas imaginários mágicos, no entanto, você pode adicionar fontes e montanhas mágicas, ou palácios, bem como lagos assombrados, vulcões onde vivem espíritos mágicos e quaisquer outros locais extraordinários que você deseja adicionar.
Símbolos e lendas. Para simplificar seu mapa, você precisa criar seu próprio conjunto de legendas e símbolos que serão usados no mapa. Crie símbolos para casas, cidades, montanhas, rios etc. Eles também devem ter cores coordenadas para que você possa reconhecer facilmente as áreas. Verde escuro, por exemplo, pode ser usado para indicar florestas exuberantes, enquanto verde claro pode ser usado para pastagens e savanas. Certifique-se de listar todos os indicadores e símbolos que você usa em uma pequena caixa de legendas na parte inferior do mapa.
Projeto. Finalmente, certifique-se de projetar seu mapa de forma criativa. Mapas antigos e mágicos devem ser escritos em papel pergaminho grosso. O papel caseiro funciona melhor para esses tipos de mapas. Para mapas contemporâneos, por outro lado, você pode usar grades e tinta azul para simular a aparência de uma planta. Você também pode adicionar outros floreios criativos, como monstros marinhos nos grandes oceanos em seu mapa imaginário.
Deixe sua criatividade criar seu próprio mundo por meio de mapas imaginários. Essas etapas devem ajudá-lo a fazer isso facilmente.