A travessa inferior, o pedaço de madeira colocado logo abaixo da placa da estrutura, deve medir 127 centímetros de comprimento.
Junto com as tintas, pincéis e telas, um cavalete é uma ferramenta indispensável para o artista. É uma estrutura de madeira em forma de tripé que segura a tela ou pintura. Embora existam muitos cavaletes diferentes no mercado, é mais prático fazer o seu próprio. Cavaletes são um pouco caros, especialmente aqueles feitos de madeira especial. Pelo contrário, fazer seu próprio cavalete requer apenas algum trabalho manual, tempo e alguns dólares. Veja como criar um cavalete DIY.
Prepare suas ferramentas e materiais. Você precisará de uma furadeira, uma serra, parafuso, arruela, porca borboleta, corda e gancho. Você pode usar madeira sobressalente para o cavalete, mas para garantir que ele resista a condições extremas, compre madeira nova. A melhor madeira para cavalete é aquela que é resistente e dura. Madeira serrada e cereja são exemplos. Para a placa da estrutura, você pode se contentar com madeira compensada.
Corte as peças. Você tem que cortar as três pernas (duas pernas dianteiras e uma perna traseira), a travessa inferior e a placa da estrutura. As duas pernas da frente devem medir cerca de 211 centímetros, enquanto a perna de trás deve ter 203 centímetros. Corte a borda superior das pernas dianteiras seguindo um ângulo de 15 graus de modo que as pernas tenham pontas pontiagudas. Corte a placa da moldura da madeira compensada com uma medida de 84 centímetros de comprimento e 127 centímetros de largura. A travessa inferior, o pedaço de madeira colocado logo abaixo da placa da estrutura, deve medir 127 centímetros de comprimento.
Faça furos. Faça um orifício de 1,90 cm em cada perna da frente, a cinco polegadas da extremidade superior pontiaguda. Faça dois furos de 1,90 cm na perna de trás, com um furo a sete polegadas do topo e o outro a 102 centímetros do topo.
Logo acima da travessa inferior, cole a placa da estrutura nas pernas dianteiras.
Comece a montagem. Coloque todas as pernas no chão. A perna de trás deve ser imprensada pelas duas pernas da frente. Junte as três pernas inserindo um parafuso nos orifícios. Afaste as duas pernas dianteiras e trave o parafuso com a arruela e a porca borboleta. Depois disso, meça 114 centímetros da parte inferior das pernas dianteiras para encontrar a área central onde você fixará a travessa inferior. Aparafuse-o nas pernas dianteiras. Logo acima da travessa inferior, cole a placa da estrutura nas pernas dianteiras. Finalmente, prenda um gancho na parte de trás da travessa inferior, através do qual você passará a corda amarrada no orifício central da perna de trás. Isso evita que as pernas se abram.
Teste o cavalete. Erga o cavalete e coloque uma tela sobre ele. Veja se ele está firme. Se ele oscilar, você pode querer apertar a arruela e a porca de orelhas. Verifique também se o cavalete está na altura de sua preferência. Caso contrário, ajuste a distância das pernas. Você pode deslizar para mais longe ou aproximá-los.
Lixe o cavalete para alisar a superfície áspera. Em seguida, pinte ou manche. Se feito corretamente, seu cavalete pode durar anos e ajudá-lo a fazer muitas obras-primas.