O desenho animado em 3D, ou desenho em perspectiva, requer não apenas habilidades artísticas, mas também um bom entendimento dos aspectos técnicos que o acompanham. Existem certas regras a serem seguidas, que podem ser cruciais para o resultado do seu desenho. Desenhar na forma 3D é muito mais difícil e potencialmente exigente e desafiador. No entanto, não é impossível aprender isso e abaixo estão algumas coisas que você pode fazer para começar a desenhar na forma 3D.
1. Começando com o básico, escolha um prato de papel e uma caneta de desenho. Com ele, comece a desenhar um grande círculo no meio do prato. Depois de fazer isso, olhe para o que você desenhou e tente inclinar o papel para nivelar seus olhos e observe a dimensão do círculo. O círculo deve ter uma parte parecendo mais próxima do que o outro lado. Você também pode ilustrar isso desenhando um quadrado:
uma. Separe dois pontos lineares em um pedaço de papel e coloque dois pontos lineares acima e abaixo do papel. Você deve ter uma cruz de pontos aparecendo. b. Conecte-os formando um quadrado. Isso é chamado de encurtamento. É quando você está tentando desenhar um objeto em 3D, você está na verdade criando uma ilusão para enganar o olho e fazê-lo ver que uma superfície plana tem alguma dimensão.
Ideia básica
2. Agora que você tem uma ideia básica sobre o encurtamento, a próxima etapa é o sombreamento. É aqui que você pega qualquer desenho plano e sombreia algumas áreas dele para que pareça tridimensional. Por exemplo, com o círculo em seu papel:
uma. Experimente sombrear o lado esquerdo e veja o que acontece. Você sombreia seu lápis da linha do círculo indo para a direita, presumindo que a luz está vindo do lado direito. Ou você pode fazer isso ao contrário, se a luz vier do lado oposto. b. Seja consistente com a forma como você sombreia e mistura isso do escuro ao claro. A mesclagem é o que dá ao seu desenho uma aparência arredondada, parecendo tridimensional.
3. Finalmente, a última etapa é fazer a superfície ou definir a superfície do desenho, dando-lhe linhas de contorno claras. Conforme você desenha seus quadrados e círculos, enquanto os sombreia e os faz aparecer com mais dimensões, definir seus contornos também adicionará caráter às imagens. Então, vá em frente e deixe as linhas mais escuras. Se seus objetos parecem enrugados, por exemplo, você pode enfatizar isso escurecendo as linhas de contorno das rugas. Se o seu objeto tiver cabelos cacheados, as linhas de contorno também ajudam a definir isso.
Isso é basicamente o que você precisa fazer para começar a desenhar caricaturas em 3D. Eventualmente, com um pouco mais de trabalho e domínio da habilidade, você será capaz de fazer desenhos que são muito mais limpos e finos.
Para complementar o seu trabalho, existem alguns livros e cursos relacionados ao desenho em três dimensões. Se você quer aprender isso com seriedade, pode ser uma boa ideia ter aulas formais.