Como preencher um formulário de solicitação de direitos autorais "SR"?
Srta. Sabrina Leal Correia
• 3 min de leitura
Preencher um formulário de pedido de direitos autorais SR é importante para músicos sérios. Isso os protege do caso de alguma outra pessoa em outro lugar roubar seu trabalho e reivindicá-lo como seu. Os direitos autorais de uma única música ou de um álbum inteiro exigiriam o mesmo processo. Preencher uma SR ou formulário de gravação de som não é tão difícil. Isso exigiria apenas alguns minutos e uma caneta.
A seção superior direita do formulário deve ser ignorada porque não deve ser preenchida pelo candidato. Você só deve começar a preencher os espaços em branco abaixo da primeira linha cinza.
Diretamente abaixo
Na primeira seção, preencha o título do material a ser enviado. Se tiver sido publicado ou distribuído com outro nome antes disso, escreva esse nome logo abaixo.
A seção A da segunda seção do documento deve ser onde você coloca seu nome, se for o criador original. Escreva também nessa seção as informações necessárias sobre as datas de nascimento e morte do autor original. Abaixo dele, marque a caixa marcada sim se o autor original foi contratado para criar o material a ser enviado. Claro, marque a caixa marcada não se esse não for o caso.
Em seguida, preencha a nacionalidade do criador no espaço fornecido. No lado direito, marque a caixa para indicar se a contribuição do autor para o material foi anônima ou sinônima. Se o criador usou um nome artístico, a caixa marcada como sinônimo deve ser marcada.
Autores adicionais
As seções B e C são onde você deve escrever os nomes e outras informações sobre os autores adicionais do material. Isso pressupõe que havia mais de uma pessoa envolvida na criação do material.
Na terceira seção, preencha o ano em que o material foi realizado. Forneça também a data e o país da primeira publicação do material na seção B. Escreva a data, mês, ano e em que país o trabalho foi concluído nos espaços fornecidos.
A seção quatro é para reclamantes de direitos autorais. O nome e o endereço devem ser fornecidos mesmo se for a mesma pessoa que o criador. É aqui que o nome e o endereço do criador original devem ser anotados. Isso é importante especialmente quando o trabalho original está sendo transferido para o seu nome. Existe um espaço logo abaixo para colocar essas informações.
As seções cinco a sete seguintes estão na segunda página do documento. Devem ser preenchidos se não for a primeira vez que o material é registrado. Isso geralmente é feito quando o trabalho é atualizado ou quando mudanças drásticas foram feitas nele.
A seção oito é para certificação. Esta é a parte em que você certifica que forneceu as informações corretas e que tudo o que você anotou é verdade. Abaixo disso, há um espaço onde você deve escrever seu nome e data atual. Diretamente abaixo dele é onde você deve colocar sua assinatura.
Ter seu material de áudio protegido por direitos autorais garante que você tenha direitos exclusivos sobre este trabalho e ninguém pode retirá-lo de você. Isso protege você, como autor, de alguém roubar seu trabalho e assumir o crédito por ele.