Roupas com costura cruzada: desenhos e padrões de costura cruzada
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 4 min de leitura
Reúna seus suprimentos de ponto cruz e comece
Costurar dizeres ou motivos em roupas é uma ótima maneira de personalizar seu visual ou promover sua mensagem, quer você queira que as pessoas saibam que seus netos são os melhores ou que você gosta de cavalos ou gatos. Com essas dicas de costura, você pode usar todos os tipos de desenhos de ponto cruz ou criar o seu próprio.
Você pode costurar diretamente em alguns tecidos se a trama for uniforme o suficiente para não empenar os padrões e o tecido for resistente o suficiente para não ser puxado em teias e bolhas pelos pontos, mas é preciso ter um bom olho para contar os fios individuais e há maneiras mais fáceis de colocar seu design no tecido. Os tecidos não adequados para ponto cruz incluem qualquer tecido macio finamente tecido como seda e seus imitadores artificiais como rayon. Alguns linhos são resistentes o suficiente para segurar os pontos, mas experimente primeiro um pedaço minúsculo e veja antes de gastar muito dinheiro em um grande pedaço de tecido, apenas para descobrir que ele se dobra quando você puxa os fios.
Essas técnicas de costura devem ajudá-lo a aprender como iniciar o ponto cruz. Você pode encontrar designs ou criar seus próprios. Reúna seus suprimentos e dicas de costura e vamos começar.
As melhores peças de roupa para ponto cruz são as camisolas e os bonés. E a melhor maneira de obter um padrão de aparência uniforme é com um produto chamado 'tela residual'.
Lonas usadas podem ser compradas em qualquer loja de artesanato e na maioria das lojas de tecidos. É um tecido muito frouxo, de tecido aberto, muito rígido com amido. Na verdade, o amido o mantém unido, o que se tornará importante mais tarde. Lonas usadas vêm em todas as contagens de linhas populares, mas para costurar em moletons e bonés, a contagem de 8 é um bom tamanho. Você terá que usar três ou quatro linhas na agulha para obter cobertura suficiente. (Consulte Como fazer ponto cruz para uma discussão sobre a contagem de linhas de tecido.) Enquanto estiver na loja de artesanato, você também pode verificar os padrões.
Calcule o tamanho do seu design. Se tiver 50 pontos de largura e você estiver planejando usar uma tela de 8 contagens, seu desenho terá 50/8 ou 16 centímetros. Se for maior do que você queria, use uma tela de contagem mais alta e vice-versa.
Corte um pedaço de tela do tamanho do seu desenho mais uma ou duas polegadas em todos os lados para alinhavar. Alinhave a tela residual na peça de roupa, usando pontos grandes.
Agora encontre o centro de sua tela e o centro do desenho. Comece a trabalhar do centro para fora. Se você tentar começar de um canto, poderá chegar ao final do projeto e descobrir que calculou mal e seu design está descentralizado.
Você está costurando tanto a peça de roupa quanto a tela residual, com a tela residual sendo seu guia de costura. Não se preocupe com o visual ainda, a tela está atrapalhando.
Depois de terminar seu projeto (e não antes!), Use uma esponja e água limpa limpa ou um borrifador cheio de água e sature seu trabalho. Pegue-a bem de molho - é preciso que toda a tela residual fique bem umedecida, pois isso dissolve o amido que a mantém unida.
Depois que a tela residual estiver encharcada e mole, agora você pode puxar fios individuais da tela de baixo dos pontos. Você pode ter que puxá-los um fio de cada vez, mas normalmente você pode puxar dois ou três de cada vez. Descarte os fios de lona e deixe sua roupa secar ao ar. Seu desenho costurado deve ser lavável à máquina e secar, se você tiver usado linhas de bordado de boa qualidade.
Agora você entende o termo 'tela residual'. A tela, depois de cumprir seu propósito, é jogada fora ou desperdiçada. Tenha cuidado para não derramar nada em seu trabalho em andamento - se você dissolver o amido na tela antes de terminar, nada pode fazê-la endurecer novamente. Essas técnicas e suprimentos o ajudarão a criar roupas de ponto cruz. Boa sorte!
Cuidado:
Você precisará usar uma agulha mais afiada do que o normal para costurar o tecido do moletom, portanto, use um dedal para proteger o dedo.
Dicas rápidas:
Não se esqueça de usar 3 ou 4 fios na agulha; muito poucos fios e seu design parecerá acanhado.