A costura sempre foi um dos ofícios mais praticados em todo o mundo durante séculos. Hoje em dia a importância da costura foi minimizada, já que você pode encontrar roupas prontas para uso em lojas de departamento e butiques. No entanto, continua a ter o seu lugar nos principais ofícios praticados hoje, e pode ser útil, caso necessite de consertar ou modificar as suas roupas ou vestidos.
Se você é casado e tem filhos, aprender a costurar certamente será útil algum dia. Se você adora uma camisa em particular porque ama o jeito que ela se encaixa, então criar um padrão a partir dessa camisa seria uma ideia muito boa, se você quiser copiá-la.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para produzir um padrão de uma camisa. As ferramentas e materiais de que você precisa são:
Frente. Coloque a camisa no papel com a frente voltada para você. Veja se ele está bem colocado com todas as bordas e costuras alinhadas. Certifique-se de que a camisa está colocada na posição direita, com a textura razoavelmente reta e que as costuras podem ser vistas com clareza. Feito isso, você pode agora prender a camisa na espuma para que fique segura o suficiente para traçar. Agora você pode rastrear todas as bordas com orifícios de alfinetes. Ao fazer pequenos furos em intervalos regulares, você estará marcando a parte de baixo do papel onde a linha de costura deve estar.
Retire a camisa e trace e conecte todos os pontos com uma régua e curva. Quando estiver pronto, verifique sua execução de trabalho, certifique-se de que as linhas se conectam, os cantos são agudos e as curvas estão bonitas.
Padrão traseiro
Voltar. Em seguida, coloque um alfinete no garfo traseiro para marcar seu centro. Agora coloque a camisa com a frente voltada para baixo e as costas voltadas para você. Repita os passos que você realizou para a frente, que são: alisar a camisa e alinhar as costuras, prender a camisa no núcleo de espuma e marcar a parte de baixo do papel com furos de alfinetes ao longo das costuras. O próximo passo seria traçar ao longo dos orifícios para formar o padrão posterior.
Jugo. O jugo agora pode ser colocado horizontalmente e pronto para ser marcado. Você primeiro tem que encontrar o centro do jugo. Para encontrar isso, você precisa dobrar a parte do jugo ao meio e colocar um alfinete exatamente onde a dobra está. Agora coloque o garfo de frente para você e prenda-o na espuma para prendê-lo. Marque metade do garfo com orifícios de alfinetes, remova e trace esses orifícios para formar o padrão do garfo.
Suporte de colarinho. Você também deve marcar a metade do suporte do colar com um alfinete e colocar no papel. Marque e trace ao longo das costuras para formar o padrão do colarinho.
Colarinho. O colarinho também é marcado no centro com um alfinete e fixado no papel vegetal. Como de costume, você faz furos ao longo das bordas para marcar a metade do colar. Trace e conecte esses pontos para formar o padrão de colarinho.
Manga. Desta vez, o papel deve ser deixado plano sobre a mesa, mas dobrado ao meio. Coloque a parte superior da manga exatamente na dobra do papel e alise-a com muito cuidado. Desta forma, você está colocando a dobra da manga no vinco do papel. Marque e trace como de costume para formar o padrão da manga. É importante lembrar que a abertura da manga fica no centro da metade posterior.
Os padrões que você acabou de criar formarão a camisa que você deseja criar. É vital lembrar que você precisa adicionar uma margem de meia polegada ou mais, como margem de costura em todas as peças ao cortar sua camisa.