Depois de colocar tudo (exceto os peixes) no lugar, você precisa permitir que o ciclo de nitrogênio do aquário seja concluído.
Ótimo para desestressar e relaxar, um aquário de água doce exuberante e saudável traz serenidade ao ambiente que foi montado. Há algo naturalmente calmante quando você vê peixes de diferentes formas e cores deslizando silenciosa e serenamente como o zumbido do compressor do aquário cantarola suavemente seu mantra de relaxamento.
Ecossistema subaquático vivo
Se você está apenas começando, um aquário de tamanho modesto teria de 10 a 20 galões.
É claro que parte da experiência Zen de cuidar de um aquário é ser capaz de montá-lo de forma que seja fácil manter e manter aquele pequeno ecossistema subaquático vivo e prosperando sob seu teto.
Abaixo estão algumas dicas excelentes sobre como configurar seu aquário de água doce.
Considere o tamanho do aquário. A primeira coisa que você deve pensar são as restrições de espaço. Existem muitos tamanhos diferentes para aquários e é melhor que você considere o espaço que você tem em sua casa para acomodar um aquário. Se você está apenas começando, um aquário de tamanho modesto teria de 10 a 20 galões. Certifique-se de medir o aquário que deseja comprar na loja e encontre um lugar para ele em sua casa antes de comprá-lo. Se você deseja cuidar de grandes cardumes ou peixes maiores, pode optar por um tanque de 50 a 100 litros.
Considere a localização do aquário. Você também precisa saber onde colocar seu aquário. Colocá-lo sob a luz direta do sol pode tornar a água muito quente para alguns dos peixes e pode atrapalhar o ciclo de iluminação das luzes do seu aquário. É melhor que você coloque o aquário em um local longe da luz direta do sol ou certifique-se de que haja cortinas ou persianas nas janelas. Você também precisa colocar o tanque em um lugar fora do caminho para que as pessoas não esbarrem nele com frequência.
Considere substratos. Os substratos são basicamente o cascalho ou areia que você coloca no fundo do aquário. Entenda que escolher o substrato que vai para o seu aquário não é algo arbitrário; você precisa aprender os diferentes tipos de substrato mais adequados para os peixes que deseja cuidar em seu aquário. Uma consideração é o nível de pH da água que pode ser afetado pelo cascalho que você coloca. Portanto, pesquise um pouco sobre seus peixes e o ambiente ideal para eles viverem.
Considere a limpeza geral do aquário. Antes de colocar o cascalho, as plantas e outras bugigangas do aquário, certifique-se de lavá-los bem para que não tragam doenças ou parasitas aos peixes.
Considere o ciclo do nitrogênio. Depois de colocar tudo (exceto os peixes) no lugar, você precisa permitir que o ciclo de nitrogênio do aquário seja concluído. Isso pode levar até seis semanas, então você precisa ser paciente enquanto monitora os níveis de pH, amônia, nitrato e nitrito. Consulte os padrões encontrados nas instruções do seu kit de teste e se eles estiverem dentro da faixa aceitável, você pode começar a colocar seus peixes.