Como ingressar na agricultura apoiada pela comunidade?
Dr. Isabel Ariadna Verdara
• 4 min de leitura
A agricultura apoiada pela comunidade ou CSA é uma ideia na agricultura que começou no início dos anos 1960 na Alemanha, Suíça e Japão e foi introduzida na Europa nos anos 1980. O conceito era fornecer aos consumidores a oportunidade de fazer parceria com os agricultores para financiar os requisitos da agricultura e a produção de alimentos seguros e de alta qualidade usando métodos de agricultura orgânica para a comunidade local.
Dar comida orgânica cultivada localmente
A CSA estrutura-se ao disponibilizar alimentos biológicos produzidos localmente para consumo dos accionistas e de toda a comunidade, promovendo assim uma relação estreita entre agricultores e consumidores. Os agricultores cultivam e preservam a terra, enquanto os consumidores sustentam pagando adiantado pela totalidade ou metade de uma parte das safras que são produzidas. Os CSAs são frequentemente formados por fazendeiros, mas muitos consumidores, grupos religiosos, moradores de subúrbios e centros urbanos também fundaram CSAs projetados para várias causas. Os CSAs são formados para conscientizar o público em geral, tanto quanto para ajudar as pessoas de várias maneiras. Alguns são fundados para ajudar a dar emprego aos indivíduos menos afortunados, alguns para reeducar as pessoas a mudar suas dietas para alimentos frescos e saudáveis, alguns promovem a necessidade de nutrir a ecologia,enquanto outros defendem a importância da agricultura e da agricultura, e assim por diante.
Como um consumidor que considera a saúde e o meio ambiente de grande importância, você vai achar a ideia de possuir uma parte das safras produzidas pela fazenda local e ter um fornecimento contínuo de produtos frescos e saudáveis mais do que atraente. Para apoiar a produção de métodos agrícolas biodinâmicos e iniciar um estilo de vida alimentar saudável, junte-se à agricultura apoiada pela comunidade.
Encontre a fazenda local perto de sua área onde você pode se inscrever para uma parte de sua colheita. Saiba o que a fazenda cresce e como eles fazem isso. Peça uma lista de safras que a fazenda produz, incluindo o cronograma de colheita. Como um parceiro responsável e consumidor ao mesmo tempo, você precisará descobrir quais processos biodinâmicos, sistema de irrigação, produtos de controle de pragas, equipamentos agrícolas e assim por diante são aplicados para o desenvolvimento da terra. Lembre-se de que você não apenas compartilha as recompensas da agricultura, mas também os riscos de perda. Embora os agricultores mantenham o senso de responsabilidade pela administração da terra, verifique se você poderia conhecer a cobertura do seguro agrícola.
Determine o nível de associação, o programa e o sistema de entrega apropriados para você. Os níveis de associação são doação, associação parcial, associação plena e associação amigo da fazenda. Os níveis variam de acordo com o número de vezes que você recebe a parcela dos produtos agrícolas, vantagens e, claro, o valor que você paga. Normalmente, você paga por um ano de associação, mas alguns CSAs oferecem opções de associação trimestrais e mensais. Baseie sua decisão no tamanho de sua família, no tamanho da divisão e na frequência com que precisa cozinhar. Não será sensato obter uma parte duas vezes por semana que seja apropriada para uma família de quatro pessoas quando há apenas um casal na casa.
Saiba quais outras oportunidades você pode obter com sua associação. Os CSAs têm funções e atividades agrícolas nas quais você pode ser convidado. Pode haver oportunidades de aprendizagem e workshops gratuitos para acionistas, etc. Envolva-se o máximo que puder.
Para saber mais sobre os programas de agricultura apoiados pela comunidade, recursos online estão disponíveis para você. O registro de membro também pode ser acessado na Internet.