Claro, muitas pessoas podem dizer que os sotaques sulistas são charmosos, interessantes e únicos. Infelizmente, no entanto, o sotaque sulista às vezes pode fazer com que uma pessoa seja considerada sem educação, pobre ou mesmo uma pessoa fraca e ineficaz. No mundo dos negócios e em muitas outras arenas, um sotaque sulista pode impedi-lo com mais frequência do que empurrá-lo para a frente.
Para aqueles que desejam perder seu sotaque sulista, pode inicialmente parecer uma tarefa difícil, mas na verdade pode ser bastante simples quando as medidas adequadas são tomadas. Aqui estão cinco passos simples que o ajudarão a perder seu sotaque sulista e trocá-lo por uma forma menos distinta de falar.
Sotaques da costa oeste
O primeiro passo para perder um sotaque sulista deve ser decidir exatamente que tipo de sotaque você prefere. Para fazer a transição mais natural, é melhor escolher outro sotaque de seu próprio país de origem. Na Europa, há muitos sotaques diferentes para escolher, incluindo sotaques do meio-oeste, da Nova Inglaterra e da costa oeste. Selecione o sotaque que você mais admira e tente escolher também um que ouça no seu dia-a-dia, se possível.
O segundo passo é começar a ouvir! Esta é a fase de estudo para perder seu sotaque sulista. Existem muitos recursos excelentes que permitirão que você ouça o sotaque de sua escolha, sendo os mais úteis DVDs, cursos na Internet e programas de televisão e filmes ambientados na região cujo sotaque você está tentando adotar. Ouça o sotaque que você procura repetir regularmente, mesmo ao dirigir para o trabalho ou se preparar para dormir: isso o ajudará a se aclimatar e a fazer com que você pense nisso como a maneira natural de falar.
Repetindo frases
Etapa três - após cerca de uma semana ouvindo tudo o que você pode encontrar com seu novo sotaque, você estará pronto para começar a imitá- lo. Você não precisa ficar perfeito ou repetir tudo o que ouve: apenas repita algumas palavras a cada dia, até começar a pensar nessas palavras de uma maneira totalmente nova. Todos os dias, adicione algumas palavras novas até que gradualmente repita as frases sem seu sotaque sulista.
Etapa quatro: faça uma gravação de você mesmo falando com o novo sotaque. Não tente pensar demais, simplesmente leia alguns parágrafos de um livro em voz alta. Em seguida, você pode reproduzir a gravação, ouvindo atentamente quaisquer erros que possam ter ocorrido. Isso o ajudará a escolher os "sulistas" de sua voz.
A etapa final é quando você finalmente estreia seu novo sotaque. A melhor maneira de fazer isso é com pessoas que realmente não o conhecem. Experimente seu novo sotaque no balconista do supermercado ou no atendente do posto de gasolina: eles provavelmente vão pensar que você não tem sotaque sulista e está visitando de fora da cidade!