A resina de poliéster é conhecida por seus diversos usos e durabilidade inquestionável. É normalmente usado para tratar de remendos de rachaduras e buracos, especialmente aqueles que exigem um acabamento à prova d'água. Tem sido um componente consistente na fabricação de barcos, caiaques, pranchas de surf e outros veículos aquáticos. Devido à sua funcionalidade, seria uma grande vantagem de sua parte entender como é feita a mistura adequada da resina de poliéster. Dê uma olhada.
1. Execute em condições ideais. A resina de poliéster é um composto inflamável. Tendo esse conhecimento, você deve evitar manusear e misturar esta substância em um ambiente sob temperatura extrema. Você deve estar atento para fontes de calor que podem levar a uma explosão potencial. Além disso, execute o procedimento de mistura em uma área com boa ventilação. Um bom exemplo é uma garagem aberta ou instalação ao ar livre.
Balde de plástico resistente
2. Traga o MEKP. MEKP ou peróxido de metiletilcetona é o catalisador combinado com resina de poliéster para iniciar o processo de cura. Use um balde ou banheira de plástico resistente para acomodar a mistura dos dois compostos. Certifique-se de seguir a proporção correta. Os padrões indicam que um galão de resina de poliéster deve ser combinado com um grama de MEKP. Nos casos em que pequenas quantidades são necessárias, você pode analisar estas proporções:
0,5 oz. MEKP para cada 64 onças. de resina de poliéster
0,25 onças. MEKP para cada 32 onças. de resina de poliéster
0,13 onças MEKP para cada 16 onças. de resina de poliéster
20 gotas de MEKP para cada grama de resina de poliéster
3. Observe sua agitação. Comece sua aventura de agitação usando um agitador de madeira. Certifique-se de fazê-lo lenta e suavemente para garantir a união adequada dos dois compostos. Há momentos em que você precisa mexer do fundo do recipiente, pois a resina de poliéster tende a se posicionar no topo da mistura. Seu objetivo é chegar a uma consistência semelhante à da pasta de dente. Essa seria sua dica para determinar se os dois produtos foram totalmente combinados.
Utilizando cera em pó
4. Adicione cor ao seu acabamento. Você pode adicionar mistura de cores, mas certifique-se de seguir a quantidade prescrita conforme indicado no rótulo do fabricante. Depois de aplicar com sucesso a resina de poliéster, você pode adicionar brilho à superfície utilizando cera em pó. Certifique-se de seguir os valores indicados para chegar ao resultado desejado.
5. O tempo certo pode ajudar a prevenir o desperdício. Levará cerca de 15 a 20 minutos antes que a mistura de resina endureça, portanto, certifique-se de terminar a aplicação antes que o tempo acabe. Seria ainda melhor se você pudesse obter uma estimativa aproximada de quanto você precisa para o seu projeto, porque ao fazer isso você não apenas economiza em dinheiro e material, mas também consegue terminar o seu trabalho sem atrasos indesejados e desnecessários.
Às vezes, as reações químicas podem ser muito instáveis e imprevisíveis. É por isso que você deve considerar sua segurança e a dos outros também. Nunca deixe de seguir as diretrizes estabelecidas pelos fabricantes do produto que você precisa utilizar. Um simples erro pode ser equivalente a uma situação muito traumática e com risco de vida.