As origens da impressão da tela podem ser rastreadas até a China, desde o período da Dinastia Song. Essa arte foi então adaptada pelos japoneses na forma de estêncil. O processo de serigrafia que conhecemos hoje foi patenteado pela primeira vez por Samuel Simon da Inglaterra em 1907. Simon esticou panos como linho ou seda em uma moldura onde poderia apoiar estênceis pintados à mão para imprimir algo no tecido.
Trabalho de processo de serigrafia
Então, como funciona o processo moderno de serigrafia? Aqui estão os materiais de que você precisará e como começar:
Tela. Esta é uma moldura de alumínio ou madeira com um tecido fino, geralmente náilon, seda ou poliéster, esticado ao longo da moldura com a contagem correta de malhas. A contagem de malha é o aperto ou frouxidão da trama do tecido da tela.
Tinta. Existem muitos tipos de tintas usadas na impressão da tela, mas as tintas comumente usadas são as à base de água, que podem criar uma textura macia, especialmente se usadas em roupas.
Rodo. Esta é uma ferramenta de lâmina de borracha lisa e lisa usada para conter o fluxo de tinta na tela.
Imagem ou arte. Esta é provavelmente a coisa mais importante que você deve sempre levar em consideração. Você deve obter uma cópia da ilustração desejada para transferir para um tecido.
Filme de acetato / transparência. Esta é uma folha de filme plástico onde a imagem original é impressa.
Emulsão de foto líquida. Este é um revestimento fotossensível usado para queimar a imagem na tela.
Assim que tiver os materiais necessários, faça o seguinte:
Prepare a tela para uso. Lave a tela com água fria e agente desengraxante para remover qualquer lubrificante ou graxa da tela.
Crie um estêncil da imagem que você usará. A imagem que você usará deve ser impressa em filme de acetato / transparência onde as áreas que deveriam ser coloridas devem ser opacas para criar o estêncil. Prepare um estêncil diferente para cada cor que precisa ser pintada.
Grave o estêncil na tela. Revista a tela com o revestimento de foto-emulsão líquida e deixe-a secar. Depois de seco, coloque o acetato padronizado sobre a tela e exponha-o à luz ultravioleta. O revestimento endurece e não deixa a tinta passar, exceto as partes que estão cobertas pela imagem opaca.
Lave a tela. Certifique-se de borrifar água levemente para que as partes do estêncil que não foram expostas à luz, a arte opaca, não sejam lavadas. As partes moles da emulsão serão removidas, deixando apenas o padrão para sua arte opaca.
Imprima o seu estêncil. Agora você pode gravar a imagem em um papel ou tecido de sua escolha. Você pode usar o padrão para imprimir uma tela de um t-shit ou talvez imprimir um envelope ou impressão de catálogo. Use o rodo para controlar o fluxo da tinta na tela.
Com a tecnologia moderna, a maioria das pessoas prefere a impressão digital em vez da impressão em tela, mas ainda continua sendo a forma mais usada de fazer estampas atraentes de camisetas.