Um poncho é uma vestimenta grande, retangular, semelhante a um tapete, tradicionalmente usada pelos povos da Europa Central e do Sul. Ao contrário do poncho, o poncho é um pedaço de tecido sólido sem orifício para a cabeça. A única exceção a essa regra é a Guatemala, onde os termos poncho e serape são intercambiáveis.
Manta tecida em tear
Normalmente, o poncho é um cobertor tecido em tear, usando lã fiada à mão de 2 ou 3 camadas. O padrão real do serapê varia de acordo com a localização geográfica da pessoa que o faz, e pode até ser específico para a cidade ou tribo do indivíduo em sua terra natal. Padrões à parte, a maioria dos serapes é feita com faixas de cores brilhantes em um fundo escuro e as pontas da vestimenta são freqüentemente franjadas.
Uma alternativa à tecelagem em tear é um poncho de crochê ou malha. Este é um projeto fácil do qual o mais novo iniciante é capaz.
Ferramentas:
- 3 ou 4 cores de fio de peso penteado ou 4 dobras. Lembre-se de comprar o suficiente para suas faixas de cores mais largas.
- Agulha de crochê tamanho H
Procedimento:
- Comece com uma corrente de base (ponto baixo) de aproximadamente 91 centímetros de largura com uma cauda adicional de 15,20 cm em cada extremidade. A largura pode ser o que você quiser, mas deve ser grande o suficiente para ir do antebraço ao antebraço quando seus braços estão bem abertos. Esta corrente de fundação NÃO é contada como linha 1.
- Ponto intermediário na corrente 1, corrente única na mesma corrente e, em seguida, faça um ponto baixo em toda a largura da peça. Em cada ponta, quebre o fio deixando uma ponta de 15 centímetros.
- Trance as caudas do início e do fim de cada linha enquanto trabalha o padrão. Faça um padrão com faixas alternadas de cores em larguras diferentes até que o poncho tenha o comprimento desejado (cerca de 183 centímetros).
- Assim que o poncho estiver concluído, franja as pontas com cerca de 15 centímetros (30 centímetros dobrados ao meio) de fio. Corte a sua escolha de cores de fio (uma ou várias cores é bom) em comprimentos de 31 cm. Dobre um único fio de fio ao meio sobre a agulha de crochê. Passe o gancho por uma única corrente da base ou da ponta do poncho e, em seguida, segure as pontas soltas do fio e puxe-as de volta. Puxe o laço confortavelmente com a mão, tomando cuidado para não distorcer o tecido de seu poncho. Repita esse processo em cada cadeia em ambas as extremidades do seu serape.
Cinco de maio
Parabéns! Você fez seu primeiro serape. Encontre um sombrero e você estará pronto para o Cinco de Mayo!