As juntas de cauda de andorinha, muitas vezes chamadas simplesmente de cauda de andorinha, são as favoritas entre os artesãos, especialmente no comércio de madeira. Usados para unir materiais, mais comumente para móveis ou gavetas, os encaixes de andorinha não requerem nenhum hardware para prendê-los no lugar, mas são incrivelmente fortes e duráveis. Sua força vem da grande área de superfície criada pelo corte de uma série de aletas em forma de cauda de andorinha e um conjunto correspondente de caudas que são encaixadas e coladas no lugar. Uma vez coladas, as juntas em cauda de andorinha são resistentes à separação e podem sofrer desgaste significativo. Os rabos de andorinha fazem parte do artesanato humano há milhares de anos, e vários designs de cauda de andorinha são usados até mesmo para datar os móveis de certos períodos que favoreciam estilos específicos.
Técnicas semelhantes
Existem vários tipos diferentes de juntas em cauda de andorinha, incluindo aquelas que têm como objetivo mostrar o talento do marceneiro, deixando a junta à vista após a conclusão da peça, até aquelas que são ocultadas para criar uma aparência mais simplificada. Ambos usam técnicas semelhantes.
Os rabos de pomba podem ser cortados com ferramentas ou à mão. Os gabaritos modernos podem ser guiados por roteadores elétricos para tornar o processo bastante automático e preciso. Este método é usado para móveis produzidos em massa. Os verdadeiros artesãos, no entanto, se orgulham de seus encaixes cortados à mão.
Para criar o que é chamado de cauda de andorinha, onde as caudas e os alfinetes são colocados no lugar com os veios aparecendo de ambas as peças de madeira, os passos são bastante simples, embora um tanto delicados. Em primeiro lugar, ambas as extremidades da madeira a unir devem ser aplainadas até ficarem completamente quadradas. Em seguida, usando a espessura das tábuas como medida, marque a extremidade de cada tábua a ser cortada de modo que, quando terminar suas cauda de andorinha e deslizá-las juntas, elas criem uma borda lisa.
Marceneiros sugerem
Há muito debate sobre se as caudas ou as barbatanas devem ser cortadas primeiro. Embora qualquer um dos métodos funcione, muitos marceneiros sugerem que a maneira mais fácil é cortar os pinos primeiro e, em seguida, traçar o contorno dos pinos na placa traseira. Se a peça da cauda for cortada primeiro, o contorno da cauda deve ser traçado na extremidade do grão da placa de alfinetes, tornando mais difícil para alguns determinar onde cortar com precisão.
De qualquer forma, a etapa mais importante é garantir cortes precisos, de modo que os pinos e as caudas deslizem juntos sem espaços entre eles. Uma vez colada no lugar, a cauda de andorinha é uma junta atraente e durável que agrega valor a qualquer peça de mobiliário ou armários.