O hidrogênio é um elemento que se combina com o oxigênio para produzir água - fato bem conhecido. Mas a pesquisa de um período de tempo mostrou que o hidrogênio também pode ser usado como combustível por conta própria e, uma vez extraído da água, encontrou aplicação em vários processos industriais. Embora extrair hidrogênio suficiente para fazer um uso prático dele seja complicado e melhor deixar para os especialistas, existem algumas maneiras simples pelas quais você pode fazer o hidrogênio por conta própria. Você pode fazer um pequeno gerador de hidrogênio para mover seu veículo com água em vez de gás! No entanto, é melhor deixar esse processo para quando você tiver adquirido proficiência suficiente na preparação de gás hidrogênio básico em pequena escala. Siga as diretrizes e sugestões descritas a seguir para saber como fazer hidrogênio.
Passo 1
Materiais necessários.
Um litro de água
10 colheres de sopa de lixívia 100% (hidróxido de sódio)
Primeiros passos. Em primeiro lugar, conduza este processo ao ar livre, mantenha as crianças afastadas e certifique-se de usar equipamento de proteção. A soda cáustica é muito cáustica e prejudicial, portanto, certifique-se de não fazer nenhum contato direto com ela. Adicione um litro de água no recipiente resistente ao calor e misture dez colheres de sopa de soda cáustica. Mexa lentamente até que a soda cáustica esteja completamente dissolvida.
Etapa 3
Adicionando a sucata de alumínio. Adicione os pedaços de sucata de alumínio; estes não devem ser pintados, pois a tinta retarda o processo de reação. Bolhas começarão a se formar na superfície do alumínio à medida que ocorre a reação entre a água e o sódio. As bolhas liberadas são o gás hidrogênio, que você pode sugar através de um tubo. O oxigênio da separação da água se combinará com o alumínio para criar dióxido de alumínio, uma substância sólida que se depositará no fundo do vaso. Este óxido se parece com partículas de areia preta.
Passo 4
Tempo de reação e precauções. Esse processo continuará por uma hora ou mais até que todo o hidrogênio tenha sido liberado e o alumínio tenha se combinado com o oxigênio para formar o óxido de alumínio. Evite respirar os vapores liberados como resultado da reação. Eles são prejudiciais e perigosos. Tome todas as precauções ao manusear a soda cáustica.
O gás hidrogênio é inflamável, portanto, certifique-se de que não seja armazenado em nenhum lugar ou com material que possa causar um incêndio. Também é explosivo quando misturado com oxigênio, portanto, nunca armazene os dois gases no mesmo recipiente. Quando você divide a água em seus dois componentes, hidrogênio e oxigênio - o processo é conhecido como eletrólise. A eletrólise pode ser obtida usando eletricidade diferente de processos químicos, mas, em tais casos, o gás produzido terá emissões de carbono, especialmente se a eletricidade for produzida usando combustíveis fósseis. Um processo mais limpo seria fazer gás hidrogênio usando energia solar.