O óleo de erva-cidreira é usado no tratamento de queimaduras e exaustão. Além do aroma calmante, o óleo de erva-cidreira também contém ingredientes à base de ervas que minimizarão a propagação de infecções por causa das propriedades anti-sépticas e antibacterianas do óleo de erva-cidreira. Veja como você pode fazer óleo de erva-cidreira em casa.
Ingredientes. Prepare 8 gramas de óleo vegetal. Você pode usar azeite de oliva, óleo de semente de uva ou óleo de amêndoa para o bálsamo. Além disso, você também precisa de 0,75 xícara de polpa de limão, duas colheres de chá de raspas de limão, duas colheres de vodka 100 provas e um frasco de vidro com boca larga. Para obter as raspas de limão, use um zester ou um garfo para extrair as raspas da superfície da casca do óleo de erva-cidreira fresco. Você também precisará de um pedaço de gaze. Você também pode adicionar outras ervas, como gerânio, tomilho e outras plantas herbáceas.
Polpa de limão
Processe as ervas. Combine o gerânio, o tomilho, as raspas e a polpa de limão em um processador de alimentos e ligue-o até que os pedaços estejam completamente combinados. Feito isso, coloque as ervas processadas em uma tigela plana e deixe-as durante a noite ou até que a umidade das ervas evapore. Você também pode colocar as ervas no parapeito de uma janela durante um dia ensolarado para acelerar o processo. Se a água não for removida eficientemente das ervas, o óleo resultante delas ficará bolorento.
Misture o óleo. Coloque as ervas secas em um frasco de vidro e adicione a vodka e o óleo. As ervas devem ser totalmente cobertas. Recoloque a tampa do frasco de vidro e agite até que o conteúdo esteja completamente misturado. O objetivo é garantir que as ervas fiquem totalmente cobertas de óleo, que irá absorver todos os nutrientes revitalizantes das ervas. Conforme você agita a jarra, bolhas de ar se formam. Para minimizar e remover as bolhas de ar, destape o frasco e use um pauzinho ou uma colher para guiar as bolhas de ar até a superfície da base de óleo.
Temperatura quente constante
Envelhecimento. Você precisará deixar o óleo de bálsamo envelhecer, colocando pelo menos quatro folhas de gaze na boca do frasco. Isso manterá a mistura limpa, mas permitirá que ar fresco penetre na jarra e na mistura de óleo de bálsamo. Para acelerar o processo de envelhecimento, coloque o frasco de bálsamo de óleo em um local quente por pelo menos meio mês. Você pode colocá-lo em uma janela ensolarada durante o dia e perto de um aquecedor durante a noite. O importante é que o frasco esteja em temperatura quente constante durante todo o período de envelhecimento.
Decantação. Depois que a mistura envelhecer, você precisará colocar o óleo em uma peneira e certifique-se de permitir que o óleo goteje lentamente em uma nova jarra de vidro para que não se formem bolhas de ar. Não deve haver manchas no bálsamo que você decantou, pois as listras são sinais de umidade e água que você não deseja incluir no óleo de bálsamo.
Jogue fora os sedimentos e guarde o óleo de erva-cidreira em uma jarra de vidro. Use o bálsamo sempre que estiver exausto ou quando tiver sido exposto a muito sol. Você também pode usar o óleo de erva-cidreira para aliviar áreas sensíveis, como músculos doloridos, olhos, boca, couro cabeludo e outras partes do corpo.