Origami é uma forma de arte escultural obtida por meio da dobra de papel. Acredita-se que tenha se originado com os japoneses logo após a invenção do papel, o origami tradicional começa com um único pedaço de papel quadrado, que é dobrado usando técnicas básicas para se parecer com um animal, pessoa ou objeto. Há algum debate entre os tradicionalistas sobre o que exatamente constitui o verdadeiro origami - diferentes formatos de papel, fazer cortes no papel e adicionar elementos ao projeto com cola são todos pontos de controvérsia.
Origami usa apenas um número limitado de dobras específicas, mas elas podem ser combinadas para criar um número infinito de esculturas impressionantes. Padrões para criar suas próprias obras-primas de origami podem ser encontrados em livros, em lojas de artesanato ou online (veja o link abaixo).
Como a arte do origami é tão estruturada, existe até uma lista chamada "Os Dez Mandamentos do Origami", que é amplamente publicada. Para começar a dobrar papel, considere este esboço frouxo desses mandamentos.
Escolha o papel adequado. Esta é uma das considerações mais importantes para os entusiastas do origami. Se o papel rasgar facilmente ou não deixar um vinco limpo, seu design não tem chance. O papel deve ser cortado cuidadosamente no tamanho necessário. Procure papel de origami em lojas de artigos para artesanato ou papel especializado.
Dobre o papel de forma limpa. Outra regra de ouro para dobrar papel; você deve se certificar de que as dobras são nítidas e exatas, especialmente nos vincos e cantos, onde haverá mais dobras.
Trabalhe em uma superfície dura. Isso é realmente bom senso. Se você estiver trabalhando em uma superfície dura, suas chances de obter dobras nítidas e limpas são muito melhores. É quase impossível conseguir uma boa dobra em uma superfície macia.
Use sua miniatura para exatidão. Depois de fazer o vinco limpo, passe a unha do polegar ao longo da dobra para obter uma superfície perfeitamente plana e lisa. Isso tornará as dobras subsequentes muito mais fáceis.
Quanto melhor for a dobra, melhor será o produto final. Novamente, esta é a chave para uma aventura de sucesso no mundo do origami.
Siga as etapas com precisão. Leia as instruções sobre o padrão de origami completamente antes de começar e, em seguida, siga-as ao pé da letra. Você não pode reorganizar as etapas - elas devem ser executadas na ordem fornecida.
Não elimine etapas. Pular etapas resultará em um desastre!
Preste atenção às instruções. Isso parece repetitivo, mas existem outras instruções além de onde dobrar o papel que requerem atenção. Por exemplo, depois de concluir uma dobra, você precisará saber como segurar o projeto de origami para a próxima dobra.
A prática leva à perfeição. Se você é um criador de origami novato, pratique a arte aperfeiçoando primeiro as dobras básicas. Em seguida, comece com pequenos projetos antes de lidar com os maiores ou criar o seu próprio.
Seguir as regras leva à diversão! Para obter o máximo prazer e os resultados mais bonitos de seus projetos de origami, faça dobras no papel adequado e siga exatamente todas as instruções. Trabalhe com cuidado e método, e você será recompensado com uma bela obra de arte.
Ferramentas necessárias:
Apenas papel!
Dicas rápidas:
O papel Origami é durável e muito bonito. Você pode obter peças com cores diferentes em cada lado, ou até papel estampado.
Se você não pegar o jeito do origami imediatamente, continue tentando! Pratique as dobras básicas algumas vezes e tente seu projeto novamente.