O nome 'Gesso de Paris' é derivado do termo "gesso", que é um mineral encontrado em um distrito de Paris chamado Montmartre. É uma substância em pó, que necessita apenas de água para a sua mistura. Você só precisa de alguns minutos para deixá-lo endurecer e você está pronto para usá-lo para moldar. É comumente usado na fabricação de móveis, estatuetas e até manequins.
Pessoas criaram potes
No passado, as pessoas criavam potes e estatuetas de barro e madeira. Com moldes de gesso, você pode criar uma réplica perfeita de um item com menos tempo e esforço. Este material pode ser usado repetidamente. Basta preencher o molde com este material, assar e pronto!
Para criar mais réplicas, aqui estão algumas orientações sobre como fazer moldes de gesso de Paris.
Prepare os materiais a serem usados. Você precisa preparar uma pequena garrafa de cerca de 4" de altura, argila de modelagem, uma caixa de madeira maior que o objeto a ser usado ou cerca de 6" x 6", gesso, lixa e agente de separação (por exemplo, vaselina ou vaselina)
Faça o molde. Prepare o objeto a ser moldado. Cubra a garrafa com qualquer pedaço fino de papel ou papelão do mesmo tamanho. Isso é feito para evitar que o gesso derrame na garrafa. Adicione um pouco do agente separador em todo o frasco para facilitar a remoção. Coloque-o dentro da caixa de madeira em cima da argila. Usando sua argila, cubra a lateral da garrafa até que esteja meio enterrada. Como você está fazendo dois moldes, precisa alisar a superfície da argila completamente. Misture o gesso com água e mexa até que se torne uma substância líquida espessa. Para obter melhores resultados, consulte as instruções no rótulo. Agora você pode colocar o gesso na caixa de madeira imediatamente depois de misturá-lo. Por cerca de 15-20 minutos, a mistura vai endurecer. Para saber se a mistura está pronta, você pode tocar suavemente a superfície do molde. Vire a caixa de madeira de cabeça para baixo e remova delicadamente a argila. Agora o que você precisa fazer é remover o frasco do gesso endurecido. Você precisa fazer isso bem devagar e com certeza para não ter que refazer todo o processo. Use uma lixa para alisar a superfície dos dois moldes. Você também pode colocar os moldes lado a lado em uma superfície plana para ver se eles são do mesmo tamanho e formato.
Dicas. Uma dica para compartilhar é fazer um teste antes de fazer o molde real. Pegue um pedaço de argila maior do que a forma impressa e pressione-o bem. Junte os dois moldes. Coloque uma quantidade extra de argila (ou conforme necessário) para garantir que você obtenha a forma correta. Pressione os dois moldes um no outro. Certifique-se de que a réplica deve ser exatamente igual à da peça original. Corte ou raspe o excesso de argila conforme necessário.
Muito fácil, não é? Lembre-se de praticar a confecção do molde antes de fazer o verdadeiro, e você acabará pegando o jeito.