Quando o bicarbonato de sódio e o vinagre se misturam, a reação química resultante produz dióxido de carbono. O dióxido de carbono está presente em muitos aspectos de nossa vida cotidiana. Alguns dos lugares mais familiares que você já viu no dióxido de carbono estão na efervescência do refrigerante e nas bolhas do pão que cresce. Um experimento simples que demonstra as propriedades do dióxido de carbono é o sempre popular "Barco a motor com garrafa de refrigerante". Este é um bom para as crianças experimentarem - apenas supervisione-as e certifique-se de que todos usam seus óculos de segurança.
Os suprimentos para este projeto estão comumente disponíveis.
- bicarbonato de sódio
- vinagre (qualquer tipo funcionará)
- uma garrafa de refrigerante de 20 gramas limpa
- uma folha de papel toalha
- um tachinha (opcional)
- um canudo flexível para beber (opcional)
- um punhado de bolinhas de gude (opcional)
- argila de modelagem (opcional)
- uma banheira ou piscina rasa com alguns centímetros de água
Mistura de refrigerante
Etapa 1: leve todos os suprimentos para a banheira ou piscina. Assim que o vinagre e o refrigerante se misturarem, o barco a motor precisa ser colocado na água imediatamente.
Etapa 2: rasgue a toalha de papel em quartos. Pegue um desses pedaços e coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio no centro. Dobre a toalha de papel ao redor da pilha e feche-a no topo. Tente dobrar bem para que a reação seja ligeiramente atrasada.
Etapa 3: despeje meia xícara de vinagre no "barco a motor". Coloque o pacote de papel de refrigerante dentro e tampe-o rapidamente. Torça a tampa apenas três quartos de volta. Não aparafuse com força.
Reação química
Etapa 4: coloque o barco na água. Assim que o vinagre penetrar no papel e atingir o refrigerante, a reação química começará e o barco começará a se mover para frente. Faça anotações sobre o que este modelo fez e tente as variações abaixo para ver como as coisas podem mudar.
Variação 1: após a Etapa 2 acima, use a tachinha e faça um orifício na tampa. Faça um segundo orifício que seja grande o suficiente para um canudo no final da garrafa. Empurre o canudo um pouco mais de 0,25 para dentro da garrafa com a ponta curta para dentro. Pressione um pouco de argila de modelar ao redor da abertura do frasco para que fique hermético. Isso permitirá que o dióxido de carbono escape apenas pelo orifício da tachinha na tampa e pelo canudo e deve dar mais potência ao barco a motor. Continue para a Etapa 3, mas aparafuse a tampa firmemente desta vez.
Stern termina
Variação 2: Coloque algumas bolas de gude na garrafa e veja como isso afeta as extremidades da proa ou da popa.
Variação 3: Varie a quantidade de vinagre e bicarbonato de sódio usados. Altere as proporções. Observe as proporções que aumentam a velocidade de seu barco a motor com garrafa de refrigerante caseiro.