Fazer joias feitas à mão exige muita habilidade e paciência. Você não só precisa da destreza manual para manipular pequenos itens em belas obras de arte e artesanato, como também precisa ter uma imaginação boa o suficiente para conceituar uma criação e realmente executá-la. Além disso, você deve estar pronto para investir alguns dólares em ferramentas e materiais. Depois de ter um padrão pronto, você pode começar a trabalhar em um projeto de joalheria de arame.
Materiais Fazer joias de arame quase sempre envolve trabalhar em um pedaço reto de arame, geralmente feito de cobre ou outro material metálico. Este metal é cortado, moldado e inserido em vários adornos, como pedras preciosas, pérolas, contas e outros materiais sofisticados. Eles são travados no lugar por meio de laços, torções ou aplicação de mecanismos de corrente. A maioria desses materiais está disponível para compra em qualquer loja de artesanato ou lojas especializadas em joias feitas à mão. Alguns exemplos de lojas online que permitem solicitar kits de projetos são wigjig.com e beadingdaily.com.
Projeto de joias de arame
Ferramentas. Os projetos de joias de arame exigirão algumas ferramentas que podem ajudá-lo a manipular o arame. Isso inclui ferramentas de medição como régua, fita métrica e até mesmo um compasso (para pequenas medidas). Você também precisará de ferramentas para cortar, como alicates e facas. Na verdade, eles vêm em diferentes formas e tamanhos, dependendo de como você deseja manipular o fio. Você também precisaria de tornos e pinças para manter o arame no lugar. Algumas ferramentas, como pinos e ferramentas de torção, seriam necessárias para moldar o arame em correntes e laços.
Habilidades. As habilidades básicas necessárias em joalheria envolvem cortar, endireitar, enlaçar e frisar o fio. Essas habilidades geralmente envolvem segurar o arame com um alicate, enlaçar o arame com pinos e gabaritos e cortar o arame enquanto está no lugar. Outros pedaços de arame podem ser enrolados dentro da estrutura existente, formando uma corrente. Além de cortar e dar laçadas, deve-se também ser capaz de inserir o fio através de pequenos orifícios feitos nos adornos, como pérolas e contas.
A fabricação de joias de arame inclui coordenação de cores
Algumas habilidades adicionais que você pode achar úteis ao fazer joias de arame incluem coordenação de cores e um olho para proporções. Embora muitas vezes você possa simplesmente seguir um padrão para um bom design de joias feitas à mão, você também deve ser capaz de decidir por si mesmo se uma joia ficará bem no recipiente pretendido.
O básico. A fabricação de joias de arame envolve basicamente enfiar o fio na conta ou pedra preciosa e, em seguida, dar um laço em cada extremidade para prendê-la dentro. As pontas podem ser enroladas dentro de outros pedaços de arame, para fazer uma corrente. Isso pode ser estendido para padrões e designs mais complexos até chegar a um colar, pulseira ou tipo de joia pretendido.
Além de enfiar fio em contas, também existem outras técnicas que podem ajudá-lo a obter joias de arame de aparência mais complexa. Por exemplo, existe a trança, que é semelhante à maneira como você trançaria o cabelo. Existem também enrolamento, rolagem, espiral e modelagem, entre outros. Isso geralmente envolve a manipulação do fio usando alicates de diferentes formas e tamanhos.
Fazer joias de arame pode ser uma atividade relaxante e estimulante. Dependendo de quão paciente e habilidoso você for, você pode criar projetos que você possa se orgulhar de dar de presente ou até mesmo vender para obter uma renda adicional.