A pintura em porcelana também é conhecida como pintura da China devido aos seus primórdios na China. Pintar porcelana é uma bela forma de arte que qualquer pessoa pode fazer em qualquer idade. Tudo que você precisa são alguns suprimentos e alguns conhecimentos básicos de pintura de porcelana.
Óleo de bebê normal
Os materiais necessários para pintar porcelana são uma lista pequena, mas podem ser caros. Mantenha o custo de pintura de porcelana ao mínimo até que o básico seja aprendido. Você vai precisar de pincéis, tintas, porcelana, meio de mistura, paleta e o uso de um forno. Pincéis feitos de pêlo de esquilo ou veado são ótimos para misturar e funcionam melhor em porcelana. Limpe seus pincéis após cada uso. A aguarrás e a terebintina naturais funcionam bem como produtos de limpeza. O turpenóide natural é uma alternativa mais segura. As tintas são geralmente vendidas em pó e os artistas costumam misturar as suas próprias com um óleo médio. Para manter o custo baixo, pode-se usar óleo de bebê regular. Uma paleta pode ser tão simples quanto um bloco. A maioria das lojas de cerâmica locais permite que você alugue o forno para a sua peça de porcelana.
A área de trabalho deve estar livre de poeira. Cubra sua área de trabalho com plástico e vista uma camisa de algodão para não atrair cabelo ou poeira para a pintura de porcelana. Esboce um padrão na porcelana, mas certifique-se de pintar sobre as linhas ou elas serão inseridas na peça. Nem mesmo é necessário um padrão, você pode pintar diretamente na peça.
Misturar tinta em pó não é difícil, mas requer um pouco de prática para obter a consistência certa. Coloque um pequeno monte de tinta na paleta e faça um poço no centro e
adicione lentamente o óleo de bebê gota a gota. Depois de 2-3 gotas, use uma espátula e comece a misturar e esmagar a tinta no óleo. Continue adicionando gotas de óleo e mexendo até ficar parecido com pasta de dente. Certifique-se de remover todos os caroços para que não haja problemas mais tarde. Esta tinta pode ser guardada em um recipiente de plástico para uso posterior. Misture todas as suas cores antes de começar a pintar para uma mistura mais fácil. Use um pincel carregado e não tente clarear sua cor adicionando mais óleo. O óleo só queima durante o cozimento e deixa muito pouco pigmento.
Para atingir profundidade de cor em uma peça de porcelana, a tinta deve ser adicionada em
camadas translúcidas macias após cada
queima. Vários disparos podem ter que ocorrer antes que a peça seja considerada feita para o artista.
É sempre uma
boa ideia praticar em uma chapa barata para testar as cores e ver como elas ficarão após a queima. Mantenha um gráfico de quantas vezes você adicionou cor e disparou a peça. Assim você terá uma ideia das cores que obterá no seu produto final.
A pintura em porcelana não é tão popular como antes, mas com o conhecimento e a prática dessa arte, você pode transmitir heranças de família para as gerações futuras.