A maioria dos reparos de relógios de quartzo mais avançados exige a remoção de quantas peças forem necessárias. Na maioria das vezes, é necessário retirar a coroa do relógio. O problema com isso, entretanto, é que relógios diferentes têm uma engenharia diferente e complicada. Um movimento em falso e você pode causar um dano irreversível no relógio. Portanto, se você não tem a ferramenta, o conhecimento, as habilidades e a experiência certos, é melhor deixar o trabalho para um relojoeiro profissional. Do contrário, você pode simplesmente transformar seu relógio caro em pedaços de sucata de metal.
Veja como remover corretamente a coroa de um relógio de quartzo:
Prepare a superfície. Coloque uma cobertura de pano branco e limpo na superfície para que você possa ver facilmente as pequenas peças do relógio. O pano também evita a formação de arranhões na cobertura de vidro. É também um recurso antiderrapante para evitar a perda de peças importantes do relógio.
Abra a caixa traseira. Você deve ter o abridor de caixa certo para abrir cuidadosamente a caixa traseira do relógio. Uma chave de fenda de cabeça chata é uma boa alternativa para isso. Mas isso pode deixar marcas desagradáveis na capa traseira. Basta ter muito cuidado ao abrir a parte traseira de qualquer coisa que você vai usar. Seja o mais gentil possível e nunca se precipite, caso contrário, arranhões serão produzidos. Você estará em uma posição melhor se a parte traseira for presa com parafusos. Simplesmente remova os parafusos e a parte traseira é aberta. Seja paciente com a caixa traseira bem aparafusada e nunca empurre com muita força para evitar arranhões.
Procure o parafuso ou pino que irá liberar a haste da coroa. Tirar a parte de trás do relógio revelará suas partes complexas. Não se intimide ainda porque identificar o sistema de retenção, ou o parafuso ou pino que segura a haste da coroa, é fácil. A maioria dos movimentos japoneses terá uma inscrição "empurre aqui" ou uma pequena seta para rotular o sistema de retenção. Se não houver etiqueta, procure algum parafuso ou pino próximo à haste da coroa. Esta haste da coroa é uma linha reta de metal presa à coroa. É fácil localizar a haste verificando a posição da coroa.
Coloque o relógio, voltado para baixo, em um suporte de movimento. Segure a coroa com o polegar e o indicador enquanto a outra mão libera o sistema de retenção. Profissionais experientes têm confiança suficiente para segurar o relógio na palma da mão, o que é arriscado para pessoas inexperientes.
Libere o sistema de retenção. O método de liberação do sistema de retenção dependerá de seu tipo. Para sistemas semelhantes a covinhas, basta apertar um alfinete. Use um material semelhante ao pino, se não estiver disponível. Apenas não use palito de dente, uma estaca de madeira ou qualquer material semelhante para o trabalho. Essas coisas deixarão pequenos pedaços de material semelhante a poeira no movimento. Os pequenos pedaços já podem destruir a função normal do movimento. Para sistema do tipo parafuso, basta desparafusar com cerca de uma volta ou uma volta e meia ou apenas o suficiente para soltar a haste da coroa. Não exagere ao girar ou você não poderá trazer o parafuso de volta.
Lá, a coroa foi removida do relógio de quartzo. As etapas acima podem parecer simples, mas podem não ser tão simples com outros relógios de quartzo. Se você não pode correr o risco de danificar totalmente o seu relógio, é melhor que um profissional faça isso por você. Vale a pena gastar 22€ de taxa de reparação por um relógio que custa cerca de 220€