Amarrar molas de estofamento pode ser uma tarefa complicada e uma habilidade que leva anos para ser aperfeiçoada. As molas helicoidais devem ser amarradas firmemente para evitar que se movam para os lados fora da posição, com a firmeza da mola determinando a quantidade de compressão necessária ao amarrá-las. As molas também devem ser amarradas à mesma altura para que sua expansão para cima seja restringida. Se você leva a sério o aprendizado da fina arte de amarrar molas, aqui está um guia direto para fazê-lo:
Prepare os materiais: fio elástico, régua, luvas de proteção, tesoura, martelo, tachas elásticas, caneta e papel.
Remova o tecido e o acolchoamento. Meça a altura das molas antes de remover as amarrações existentes para determinar o quanto deve ser compactado com as novas amarrações. Se as molas tiverem alturas diferentes devido ao desgaste, calcule a média. Meça a distância ao longo do quadro no sentido do comprimento e também na transversal e anote-a.
Solte as gravatas antigas, uma de cada vez. Use as luvas para evitar ferimentos causados por pontas afiadas. Continue descendo cada linha até chegar à última e, em seguida, puxe as tachas antigas.
Corte um pedaço de barbante para a primeira fileira de molas. O comprimento do fio deve ser quatro vezes maior que o comprimento da grade traseira até a grade dianteira. Deve haver um pedaço de fio para cada linha longitudinal e transversal de molas.
Martele duas faixas no quadro para cada linha. Alinhe-os com o centro das molas. As tachas devem estar a meia polegada de distância e encaixadas apenas na metade da estrutura.
Dê um nó em um nó de cravo em uma das pontas do barbante. Faça um laço em torno do conjunto de tachas e, em seguida, martele-as completamente, fixando o fio no lugar.
Empurre para baixo a borda da mola mais próxima das tachas e, em seguida, enrole a ponta mais longa do cordão em volta da parte superior da mola. Puxe o barbante e amarre-o no topo da mola com um nó overhand e, em seguida, amarre o outro lado da mola com outro nó overhand. Trabalhe seu caminho descendo a linha até chegar à última primavera. Puxe o fio para comprimir toda a fileira de molas até a altura necessária. Mantenha o fio esticado durante todo o processo de amarração e prenda-o à estrutura com outro conjunto de tachas. Corte qualquer fio em excesso.
Repita o processo com a próxima fileira de molas até chegar à fileira de trás e faça o mesmo para cada coluna de molas. Não deve haver folga no fio em nenhum ponto quando qualquer fileira de molas estiver totalmente amarrada.
Substitua o enchimento e o tecido. Teste o resultado quanto à uniformidade.
Esteja pronto para refazer as amarras várias vezes até acertar o método. Uma mola está na posição correta quando está reta, embora o topo das molas de borda possa estar inclinado. Sempre use fio de mola para este trabalho. Não se apresse em seu trabalho, pois isso afetará a vida útil de sua cadeira ou sofá. E, finalmente, descarte o material antigo de maneira adequada e guarde as ferramentas e materiais.