Na faculdade, tive um professor que acreditava ser confuso. Eu estava em uma aula de literatura avançada e esperava questionamentos socráticos sobre o lugar específico da obra no panteão dos grandes, a relevância temática para as questões da época e outras linhas de investigação. Em vez disso, nosso professor parou na frente da classe e leu em voz alta.
Desde então, percebi que este professor foi um dos melhores que já tive, pois com ele aprendi um verdadeiro apreço pela música e pela cadência da linguagem. Aqui estão algumas dicas que ele pode ter oferecido sobre como ler em voz alta:
Respirando. A respiração é subestimada. Algumas práticas espirituais reconhecem a importância da respiração e o fato de que a maioria dos ciclos naturais funcionam em sistemas análogos aos de nossa inspiração / expiração, exaustão / reabastecimento e assim por diante - mas a consciência da respiração certamente não é uma prática comum na cultura europeia cotidiana. Antes de começar a ler em voz alta, pare um momento para prestar atenção em como é a sensação da respiração dentro de sua barriga, dentro de seus pulmões, e então como ela parece parada por um momento em sua boca antes de expirar. A respiração tem um ritmo maravilhoso próprio que permite pausas naturais e musicalidade. A boa literatura terá fôlego embutido nas palavras, então você não precisa prestar muita atenção à sua respiração, mas lembre-se de respirar enquanto lê em voz alta.
Escolhendo seus títulos. Os livros que você escolher dependerão do seu gosto, é claro, mas os clássicos são sempre um bom lugar para começar. Uma das qualidades que tornam grande a grande literatura é sua musicalidade. Acredito que tal musicalidade altera nossos sentidos de tal forma que nos permite receber a mensagem do livro em vários níveis diferentes ao mesmo tempo. É por isso que você não pode errar começando com os clássicos. Lembre-se de que os clássicos também incluem livros infantis.
Comece pequeno. Se a ideia de ler um livro inteiro em voz alta o oprime, você sempre pode começar aos poucos. Escolha livros de poesia e depois escolha aqueles poemas com títulos vigorosos, diga "Lendo Moby-Dick a 30000 metros" no livro Donkey Gospel de Tony Hoagland antes de seguir para títulos ainda mais interessantes (que não posso mencionar em um site familiar). A poesia teve um ressurgimento recente na cultura popular (graças a Deus!), Mas se, quando se trata de poesia, você não tem ideia por onde começar, tente Favoritepoem.org.
Relaxe. Deixe que as palavras façam o trabalho por você. Uma das vantagens maravilhosas da grande literatura é que ela é bem escrita e difícil de ser aprimorada. Portanto, relaxe com as palavras e deixe-as fazer o trabalho por você. Não há melhor maneira de destruir a prosa fina e insultar a inteligência de seu ouvinte do que usar uma inflexão exagerada para levar o ouvinte à sua expectativa predeterminada de como eles deveriam interpretar a obra.
Quase não há maior dom do que ler em voz alta para outra pessoa, seja um livro para uma criança ou os Últimos Ritos. Ler em voz alta é um favor que prestamos uns aos outros aqui nos escritórios do site e que é sempre apreciado. E, acredite ou não, ler em voz alta pode até ser um afrodisíaco se você escolher bem seus livros. Em suma, não importa como você faça isso, experimente ler em voz alta.