Escrevendo um romance? O melhor conselho possível que posso dar é este: Clareza. É a arma escolhida para ter ao seu lado durante o processo de escrita.
Antes de começar a digitar, sente-se e tente o seguinte. Quanto mais esforço você colocar nas etapas abaixo, melhores resultados obterá.
Sobre quem você está escrevendo? Você pode ter uma vaga ideia de uma história em sua cabeça, então pergunte a si mesmo, que tipos de personagens a representariam? Ou talvez você tenha uma ideia de um bom caráter em sua cabeça... de quem ele ou ela são amigos e inimigos? Crie uma biografia de cada pessoa, quanto mais detalhada melhor, que enumere não apenas características físicas, mas também história pessoal, relacionamento com os outros personagens, quais são suas esperanças e sonhos e peculiaridades e irritações e moral e religião... e assim sobre.
Onde estão essas pessoas? Isso ocorre no mundo normal e real? Se sim, onde? Visite esse lugar, se puder, pois o nível de detalhes que você pode transmitir colocará o leitor firmemente onde você esteve. Se for um lugar novo, como é esse lugar? Registre o clima, paisagem, arquitetura, história, nível de tecnologia, economia, governo, guerras e militares, outros lugares próximos, mas não em seu livro... novamente, quanto mais concreta a imagem em sua mente, mais o leitor viajará para aquele lugar com você. Você pode facilmente trocar a etapa um pela etapa dois; eles devem se formar ao mesmo tempo.
O que acontece? Agora que você tem os jogadores e o palco, a história deve começar a surgir por si mesma... aqui está um resumo de um método que descobri:
- Anote todos os eventos, grandes ou pequenos, em cartões de índice.
- Espalhe todas as cartas no chão, para que você possa ver todas elas.
- Organize as cartas em uma história interessante, uma que prenda o leitor rapidamente e, em seguida, mantenha-os em suspense conforme você revela mais informações, levando à conclusão dramática. Você pode achar que sua ideia original para a história é ainda mais interessante com vários elementos trocados, e você pode adicionar novos ou remover outros como achar melhor.
Quando isso acontece? Agora que você sabe o que acontece com quem e onde, pode descobrir quando. Ocorrem grandes saltos de tempo ou tudo acontece de uma vez? Você pode escrever em cada ficha exatamente quando e onde esse evento ocorre.
Começar! Agora você pode se sentar e começar a escrever seu romance, com a imagem mais clara possível das pessoas, dos lugares e da época. Se você quiser, já que seu livro é tão bem pensado, você pode pular e escrever qualquer parte do romance a qualquer momento, referindo-se aos seus cartões tanto como um lembrete quanto como uma inspiração.