A poesia senryu é uma forma curta de poesia japonesa de três linhas que não tem rima e é semelhante ao Haiku em estrutura. Ele contém 17 sílabas ou menos. Em vez de focar em um kigo, ou estação, como o Haiku, essa forma de poesia gira em torno da natureza humana e geralmente tem um tom satírico.
Tradicionalmente, a linha um tem 5 sílabas, a linha dois tem sete sílabas e a linha três tem cinco sílabas, mas nem toda a poesia senryu segue esta regra. Alguns têm 17 sílabas ou menos. Tornou-se famoso pelo poeta Karai Hachiemon, cujo pseudônimo era Senryu Karai.
O seguinte é um de seus poemas mais populares, que tem apenas 9 sílabas:
O ladrão,
quando pego,
meu próprio filho.
© Senryu Karai
O exemplo a seguir do poeta KuKu Kichigai tem 17 sílabas, mas não segue a forma 0,71 / 5:
Caindo do penhasco,
não pude deixar de notar
as flores de cerejeira.
© kuku Kichigai
O primeiro passo para escrever poemas Senryu é pensar em um tema e que mensagem deve ser transmitida. Tirar ideias da vida familiar e experiências com amigos e colegas de trabalho é um bom ponto de partida.
Uma vez que o tema esteja estabelecido, o próximo passo é começar a anotar idéias e frases. Desenvolva essas ideias até que formem três linhas e adicionem até 17 sílabas ou menos. A poesia senryu parece fácil de escrever, mas na verdade não é fácil transmitir uma mensagem completa em três linhas curtas.
A primeira linha deve definir o cenário e o assunto deve ser o foco da segunda linha; a terceira linha deve usar a ação para resumir o poema. Esta é uma maneira simples de escrever Senryu. Com mais prática e exemplos de leitura, o processo de escrita se tornará mais natural.
Uma coisa a lembrar ao escrever essa forma de poesia é que ela não é complexa. Senryu usa uma linguagem simples e incorpora humor. Aqui estão mais alguns exemplos escritos por poetas modernos:
Como se fosse primavera
o bolor verde
no queijo
© Garry Gay
hora
do rush- a loira do Porsche descasca
uma laranja
© Robert Bauer
É preciso prática para aperfeiçoar essa forma de poesia. É útil ler a obra de outros poetas para compreender totalmente o conceito. Exemplos de poesia Senryu podem ser encontrados online em vários sites do Haiku e na biblioteca local.
Escrever poesia senryu pode ser desafiador no início, mas uma vez que o conceito seja compreendido e compreendido, essa forma de poesia pode ser divertida e emocionante de escrever.