Verter concreto para construir um piso é uma tarefa muito simples. Basta inclinar o recipiente da mistura de concreto para que a mistura de cimento flua para fora. O maior desafio não está na concretagem, mas na preparação do local para o piso de concreto armado, especialmente na preparação da armadura antes da concretagem do concreto. Neste artigo, você não aprenderá como despejar concreto (já que isso é muito fácil de fazer); em vez disso, você aprenderá o procedimento que configurará a armadura e preparará o local para despejar o concreto para o piso.
Meça a área e comece a cavar. Siga o plano ou projeto. Use marcadores para definir limites e cavar o solo até a profundidade especificada na planta ou planta para o chão.
Monte uma moldura de tábua para servir de molde para a forma do piso. As placas ficarão em torno do perímetro da área do piso. Você precisará segurar as placas de forma segura com estacas.
Compacte o subsolo. Você pode fazer isso socando. Adicione uma camada de base no topo do subsolo; O cascalho é o mais comumente usado, mas o concreto reciclado também é outra opção. Tampe esta base também, para torná-la estável e compacta.
Prepare o reforço. A tela de arame soldado é o material de reforço mais comum para pisos de concreto. É eficaz na prevenção da formação de fissuras. No entanto, se o piso for projetado para suportar uma capacidade de carga maior, você precisará de um reforço mais forte. Para isso, você pode usar barras de aço dereforço ou barras de reforço (também conhecidas como vergalhões). O material de reforço deve cobrir a área do piso e deve ser colocado acima da camada de base. No entanto, o reforço deve estar a cerca de cinco a sete centímetros do perímetro do piso. Se você usar tela de arame para reforço e você precisa de mais de uma folha de tela de arame para cobrir a área do piso, certifique-se de que as folhas se sobreponham em pelo menos meio pé. Se você decidir usar vergalhões, coloque-os na forma de uma grade de quadrados medindo 1,5 metros por 1,5 metros. Em casos de sobreposição de barra, certifique-se de que a sobreposição não seja inferior a 30 cm. As sobreposições devem ser seguramente mantidas juntas por fiação.
Configure o reforço. Coloque o reforço na metade da profundidade do piso. Isso significa que se a profundidade do piso for de seis polegadas, o reforço deve estar três polegadas acima do subsolo. Você pode tornar isso mais fácil segurando a tela de arame ou a grade de vergalhão com blocos de concreto de modo que seja levantada à altura certa. Evite usar tijolos para segurar o reforço; tijolos são porosos e serão pontos fracos em seu piso.
Despeje o concreto. Espalhe uniformemente no molde usando um ancinho. Use uma mesa para nivelar a superfície com as bordas da placa. Em seguida, flutue o concreto para alisar a superfície. Quando o concreto começar a engrossar e não ficar mais pastoso, você pode usar uma biseladora para arredondar e suavizar as bordas.
Cure adequadamente o concreto. A cura leva tempo. Certifique-se de que o concreto não seca rapidamente. Para manter o concreto úmido por cerca de três dias enquanto ele cura, cubra a superfície com uma folha de poliuretano. O concreto geralmente cura completamente e atinge seu pico de resistência após cerca de um mês.
Com essas instruções, agora você pode construir um piso de concreto armado com mais eficiência e eficiência.