Um calçadão pode melhorar muito o seu jardim doméstico. Em comparação com uma passarela pavimentada, ela tem uma aparência mais natural que combina perfeitamente com o resto do seu quintal.
- Escolha, marque a área. Escolha a área apropriada para seu calçadão. Escolha uma área vazia para que você não precise realocar suas plantas. Evite áreas constantemente úmidas e lamacentas. Esta não é uma boa base para construir uma estrutura de madeira. Evite também áreas próximas a árvores grandes, pois você pode ter que cavar e cortar raízes grandes. Depois de decidir sobre um bom local, marque e meça a área com barbante para saber quanto material será necessário - pranchas de madeira, cascalho e pregos. Se você definir as cordas com um nível, elas também servirão de guia para manter a base e o deck uniformes.
- Prepare a área. Limpe a área removendo qualquer grama solta, pedras ou sujeira. Então você pode começar a cavar toda a área marcada com pelo menos 5 centímetros de profundidade. Você pode cobrir a parte inferior com tecido de paisagem para evitar o crescimento de ervas daninhas. Agora você pode preencher a área escavada com cascalho. Isso é importante porque permitirá que a água escorra pelo solo abaixo e não acumule sob a calçada.
- Prepare a base. A base será composta por apoios laterais e carris transversais. Bons suportes laterais seriam 2 x 4 pranchas de madeira tratadas para contato com o solo. Eles devem ser instalados em suas bordas e posicionados em ambos os lados do caminho. Deixe espaços entre cada placa de suporte lateral largo o suficiente para inserir os trilhos transversais. Os trilhos transversais também são pranchas de madeira 2 x 4 (assumindo que o calçadão que você está planejando construir tenha apenas 2 metros de largura) que também são instaladas em sua borda, mas desta vez posicionadas do outro lado do caminho. Para manter os apoios laterais e os trilhos transversais estáveis, você pode martelar em estacas de madeira ou metal ao longo dos lados internos e nos cantos de conexão.
- Deite no convés. Depois de verificar se a base está estável e bem instalada, você pode colocar no deck. Pregue as pranchas de madeira que você usará para decks nos apoios laterais e trilhos transversais. Use pregos galvanizados de comprimento e tamanho apropriados para não quebrar acidentalmente as pranchas de madeira. Deixe menos de meia polegada de espaço entre cada prancha de madeira para a passagem da água.
Os entusiastas do faça-você-mesmo descobrirão que construir um calçadão é um projeto de reforma de uma casa fácil de realizar. Com as ferramentas, materiais de construção e determinação certos, um simples quintal ou calçadão de jardim doméstico pode ser montado em um fim de semana.