Cultivar tomates saudáveis e produtivos não é tão difícil quanto você pode imaginar. É fácil e divertido cultivar seus próprios tomates, e o bônus é que você poderá desfrutar de tomates frescos e deliciosos durante todo o verão, direto do seu próprio quintal.
- O solo. Primeiro, você precisa de um bom solo para cultivar tomateiros. Se você não souber a composição do seu próprio solo, poderá analisá-lo gratuitamente em sua extensão cooperativa local. Em seguida, você pode adicionar a mistura certa de fertilizantes e aditivos, como cal ou argila, para ajudar a cultivar os tomates perfeitos. Outra solução é comprar solo para vasos e adicioná-lo ao seu jardim ou recipiente, e cultivar seus tomates neste solo rico em minerais. Se você tiver uma pilha de composto, adicione composto ao solo do seu jardim e você deve estar pronto para plantar seus tomates.
- As plantas. A maioria dos centros de jardinagem locais oferece uma grande variedade de tomates que você pode cultivar em casa. Se você mora em um clima mais frio, onde a temporada de cultivo de verão é relativamente curta, procure variedades de produção precoce, como Early Girl, Better Boy, Red Rocket ou Sugar Baby. Outras variedades que você pode ver em sua loja de jardinagem local podem ser Brandywine, Beefsteak, Celebrity ou muitas variedades antigas. Ao cultivar tomates, certifique-se de plantar várias variedades diferentes que amadurecem em épocas diferentes, para que você tenha tomates durante todo o período de cultivo. Você deve esperar pagar cerca de 3€ pelas plantas, embora as relíquias possam custar um pouco mais.
- Plantando os tomates. Certifique-se de cavar um buraco fundo e enterrar seus tomates profundamente no solo. Você pode enterrar o primeiro conjunto de folhas; isso ajudará a formar um sistema radicular forte e saudável. Certifique-se de dar à planta transplantada uma boa bebida assim que plantá-la, isso ajudará a evitar que ela entre em choque de transplante. Você deve usar cerca de um galão de água por planta.
- Espace as plantas. Cultivar tomates é fácil, mas não se esqueça de que as plantas pequenas se transformam em plantas maduras e precisam de espaço para crescer. Se você vai cultivar tomates espalhados no solo, plante suas plantas a pelo menos 3 metros uma da outra para dar-lhes espaço suficiente para se espalharem. Se você pretende cultivar tomates com gaiolas de tomate, só precisa plantá-los a cerca de 46 centímetros de distância, mas não se esqueça de que precisa de espaço entre as plantas para poder contorná-las.
- Regando. Regue com cerca de dois copos de água por duas semanas depois de plantar e, em seguida, regue duas a três vezes por semana com um total de 2 litros de água, mas você precisa regar mais se estiver muito quente ou seco na sua região.