Com o mundo cada vez mais preocupado em reduzir o consumo de energia e melhorar o estado geral do meio ambiente, as pessoas estão tentando olhar para os números sobre o quanto a atividade humana afeta o clima. Com essa iniciativa verde, os cidadãos globais estão procurando números que podem ajudar a determinar como os países podem reduzir a dependência de combustíveis fósseis. As estatísticas que refletem o consumo de energia per capita por país às vezes podem ser bastante enganosas, pois a estatística realmente não leva em consideração que parte da proporção é derivada de formas mais limpas de energia, como solar, eólica e geotérmica.
O site Earth Trends earthtrends.wri.org tem um conjunto muito bom de números que refletem o consumo de eletricidade e o consumo de eletricidade per capita de todas as nações do mundo. Também há opções para representar graficamente esses dados nos últimos 20 anos, para que o leitor possa comparar quanto a demanda de energia e o consumo de gás aumentaram ao longo dos anos. É muito interessante notar que, embora o preço do combustível tenha subido consideravelmente, a maioria dos países também aumentou o uso. As estatísticas são refletidas em unidades equivalentes de petróleo, independentemente de como a energia foi gerada - seja por meio de fontes renováveis ou não renováveis.
Maior conscientização devido
Os números mais recentes são de 2005. Este momento teve altos preços dos combustíveis e também foi o início de uma maior conscientização devido a muitos documentários sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas. Aqui estão algumas das descobertas notáveis que veríamos na lista final.
A minúscula nação do Catar, na Península Arábica, é o país com a melhor classificação nesta lista. As ricas reservas de petróleo do país são uma fonte muito boa para sua demanda insanamente alta de eletricidade. Os 19.466 quilogramas equivalentes de petróleo por pessoa por ano que são necessários para manter a nação inteira funcionando estão tão à frente do bloco que superou o próximo na linha por quase o equivalente a 7.000 quilogramas de petróleo.
Doze mil quilogramas equivalentes
A Islândia é uma história totalmente diferente. O país consome cerca de 12 mil quilos equivalentes de petróleo per capita anualmente. Curiosamente, grande parte da energia gerada pela Islândia não é nem mesmo do petróleo! A ilha há muito tempo aproveita o calor da terra por meio de plantas geotérmicas. Além disso, os países # 1 e # 2 (Islândia e Qatar) têm populações relativamente pequenas, então não é surpresa que o número per capita seja alto.
A China há muito é criticada por usar muita energia impura. Em termos de totais reais, o consumo de gás da China está entre os mais altos do mundo. Mas devido à simples razão de que a poderosa nação tem dois bilhões de cidadãos, o número é muito menor do que se poderia esperar - apenas 1.136 quilos equivalentes de petróleo per capita.
Em contraste, o Canadá subiu com 8.472 quilos equivalentes de petróleo. Não há muitas pessoas no país e eles usam muito combustível para aquecer as casas. O Canadá possui grandes reservas de petróleo e carvão betuminoso em seu vasto território.
A Europa não é um modelo de consumo sustentável, mas fica bem em 7885 unidades de quilo equivalentes de petróleo. Se você pensar bem, os EUA estão no topo da cadeia alimentar com a maior quantidade de estatísticas per capita, apesar de ter uma população relativamente grande.
Determinar o uso de energia por pessoa pode ajudar a apontar o quanto uma população depende de energia. Se as estatísticas globais são úteis ou não, dependerá de quão bem você pode qualificar os números para um determinado país.